PROJETO ABELHA VIVA, UM PRESENTE PARA JUAZEIRO

No dia 12 de julho de 2019, a lua crescente apareceu timidamente entre as nuvens iluminando a noite e nos ajudando a compreender melhor a importância da inter-relação solidária entre a flora e a fauna, por meio do ninho que os pássaros casaca de couro construíram na árvore castanhola, localizada no quintal da residência de Dona Sila, trazendo sombra e frescor para o ambiente doméstico.

Um cenário que nos fez refletir sobre a ajuda mútua da natureza, pois na mesma árvore, um enxame de abelhas africanizadas arranchou logo ali, no ninho dos pássaros, elas sabem bem porque escolheram aquele lugar, que estava   a 8 metros de altura, bem difícil de serem localizadas e também, de difícil acesso, no emaranhado de galhos, gravetos, espinhos e folhas secas, um ninho feito cuidadosamente pelos pássaros. Uma arvore que abriga pássaros, abelhas e tantos outros animais que ali estão.

Sabíamos que as abelhas não poderiam permanecer ali, o momento pedia que fossemos solidários.  Foi necessário e urgente à captura, para isso precisávamos unir forças.

Eis que entra em ação a equipe do 9º Grupamento de Bombeiros Militar na pessoa do Tenente-coronel Tarcisio Ribeiro do Valle e a Sub Tenente Fabiana Tolentino – Chefe de Operação, naquele dia, com uma equipe de 11 bombeiros.

A sua decisão Sub Ten. Fabiana, foi determinante quando uniu apoio logístico para que a captura ocorresse com segurança, junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de Hudson, Manoel e Lauro, atendendo ao seu pedido, entendeu a importância que temos de juntar forças e sermos solidários uns com os outros assim, como a flora e a fauna exemplifica o tempo todo. Gratidão a você pela sensibilidade e belíssimo trabalho da sua equipe!

Foram mais de 06 horas de trabalho, desde a preparação para a captura, com o apicultor Ernando que não mede esforços para a realização deste trabalho;  a montagem técnica e cuidadosa dos equipamentos de segurança pelos bombeiros militares: Soldados Ferreira, Rodrigo, Welton, Emerson, Alves, Junior, Alisson e tantos outros Bombeiros que estão sempre conosco nesta missão; o transporte das abelhas até o apiário feito pela equipe da Sec. Municipal  de Meio Ambiente, com apoio de Hudson, Manoel, Lauro e o Secretario Jadson.

Quando falamos em solidariedade, traduzimos em comprometimento com o meio ambiente, de práticas sustentáveis para a nossa cidade. Nesta oportunidade, vale ressaltar que ação positiva em defesa das abelhas vem sendo desenvolvidas em Juazeiro há exatamente 05 anos, por meio de um grupo de pessoas que iniciou em julho de 2014, com o curso aberto a comunidade.

Nesta ocasião, tivemos a honrosa parceria da UNEB – DTCS campus III com Professores Jairton e Osmã, Jose Ferreira (Del), de toda a Corporação do 9º Grupamento de Bombeiros Militar, Major Tarcisio Ribeiro do Valle, o então Comandante Cel. Anselmo Leal, Sub Ten. Enio Costa,  apicultores, Ernando e Newton e posteriormente com a divulgação do trabalho vários parceiros e simpatizantes da causa abraçaram o Projeto Abelha Viva, a exemplo da:  Movimento Acolher Natura, 6ª SR Codevasf, representada por Luciano e Everaldo,  Bahiater/SETAF com Elene, Luandson, Roberto, Jose Fernandes e  Lorena, Ascamp e apicultores Marcelo, Alei, Leo, Marciano, Sec. Mun. Meio Ambiente representada por Sec. Jadson, Hudson e Manoel,  Irpaa,  e a todos que participam ativamente desta  causa, a saber, a luta em defesa das abelhas, amigos, simpatizantes, formando assim, a rede solidária que deve ser fortalecida, sempre.

Importante refletir sobre a importância das abelhas, a sua função como insetos polinizadores que contribuem para a produção de alimentos, destarte da segurança alimentar além, de estabilizar a fauna e a flora equilibrando o ecossistema.

Esse é o nosso presente para Juazeiro, nós continuamos aqui, contribuindo para uma cidade melhor. Feliz Aniversário!

Gratidão a todos que nos ajudam a realizar esta atividade de forma colaborativa e viabiliza o atendimento das demandas.

Lícia Regina Lopes da Silva 

One thought to “PROJETO ABELHA VIVA, UM PRESENTE PARA JUAZEIRO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.