JUAZEIRO POLÍTICA SAÚDE

Juazeiro: Aonde estava o Conselho Municipal de Saúde quando morreram os bebês na maternidade?

Feita uma conta macabra, estima-se que cerca de 10 crianças morreram na maternidade nos últimos anos, algumas delas as mães acusam a maternidade municipal de negligência e omissão. Casos que ganharam grande repercussão nacional, como foi o caso mais recente da recém-nascida Vitória, filha da jovem Jessica Alves.

A Secretaria de Saúde emitiu uma nota, que parece ser a mesma para todos os casos, mas o Conselho Municipal de Saúde, nunca emitiu nenhuma nota sobre os casos, e nem tão pouco acompanhou os familiares. Como é o caso da jovem Jessica, que está sendo acompanhada por voluntários.

A importância da atuação do Conselho Municipal, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade. Em Juazeiro existe cerca de 22 conselhos, mas nenhum funciona bem, a grande maioria aparelhado e servindo ao executivo, como é o caso do Conselho de Saúde.

Quais são as atribuições do Conselho Municipal de Saúde?

Em sua função de elaborar e controlar a execução da política pública da saúde municipal regional, o Conselho Municipal de Saúde possui as seguintes responsabilidades:

  • Controlar o dinheiro da saúde;
  • Monitorar a execução das ações na área da saúde;
  • Participar da formulação das metas para a área da saúde;
  • Reunir-se ao menos uma vez por mês;
  • Acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.

Por isso, a fiscalização do funcionamento do Conselho é importante, para evitar o seu uso político, principalmente em tempos de eleição.

One Reply to “Juazeiro: Aonde estava o Conselho Municipal de Saúde quando morreram os bebês na maternidade?

  1. O PRESIDENTE DO CONSELHO ERA O RÓBSON QUE APOIA ISSO QUE AÍ ESTÁ ,E AINDA TEM INFLUÊNCIA NO CONSELHO?
    EM JUAZEIRO É A TERRA DA MAMATA ONDE UMA PEQUENA PARCELA ESTÁ SENDO BENEFICIADA.
    GOSTARIA DE SABER QUANTOS COMISSIONADOS EMPREGADOS DA PREFEITURA SÃO DE JUAZEIRO OU MELHOR OS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO SÃO DE JUAZEIRO.
    SERÁ QUE JUAZEIRO NÃO TEM NINGUÉM COMPETENTE.
    O EMPREGO FALTANDO PRA O POVO DE JUAZEIRO .
    GOSTARIA DE SABER CADÊ O DINHEIRO QUE VEIO COMO BÔNUS PARA OS AGENTES DE ENDEMIAS POR CONTA DO CORONAVIRUS. GOSTARIA DE SABER PQ O CONSELHO NÃO SE MANIFESTA POR CONTA DA DESGRAÇA QUE ESTÁ A SAÚDE E ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO.
    CADÊ O CONSELHO. CADÊ OS SINDICATOS QUE NÃO COBRAM EPIS PARA OS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE. GOSTARIA DE SABER O QUE LEVA UM DELEGADO APOIAR UM GRUPO QUE TEM JOAQUIN DO SAAE.???????
    CADÊ A JUSTIÇA FEDERAL?????

Deixe um comentário