JUAZEIRO POLÍTICA

Juazeiro: A cidade retrocedeu, é o que revela Carta do PCdoB escrita em 2008

Numa carta escrita em 2008 pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), intitulada: “Dê uma chance a Juazeiro para a retomada de seu desenvolvimento”, revela que Juazeiro retrocedeu mais de 12 anos no seu desenvolvimento.

A Carta dirigida a sociedade juazeirense conclamava a todos a darem uma chance para alternância de poder. O teor do documento era uma comparação com a cidade de Petrolina, do outro lado da ponte. O incrível que nos dias atuais o prefeito Paulo Bomfim (PT) não gosta dessa comparação. 

“Juazeiro, nos últimos 25 anos, vem, gradativamente, perdendo sua pujança, viu diminuir proporcionalmente, a força de sua economia no contexto regional, deixou de aproveitar as oportunidades surgidas para crescer de forma ordenada e melhorar a sua infraestrutura, com sérios reflexos na qualidade de vida de sua população”.

Até mesmo suas atividades culturais e a alegria de seu povo estão prestes a sucumbir. Aqui não há mais barzinhos para se ouvir boa música, a orla não existe mais como espaço vivo e contagia da cidade, não temos mais o cinema, etc. (…)”.

Os dois parágrafos iniciais da Carta de 2008 descrevem exatamente Juazeiro em 2020.

Mais adiante a Carta revela que a cidade naquele momento estava decadente, em razão das administrações que deixaram a desejar, salientava que faltou planejamento e por desordenado uso de dinheiro público, onde predominou projetos pessoais de seus dirigentes em detrimento do interesse da comunidade juazeirense. E destacou as denúncias de corrupção, de calotes, de irresponsabilidades administrativas, de descaso com a coisa pública foram ao longo dos ano, uma marca que apareceu com frequência e Juazeiro perdeu o seu valor econômico e seu prestigio.

“Juazeiro precisa sair da lama e reocupar seu lugar de glória e prosperidade e, para tanto, necessário se faz elaborar um programa de governo calcado na realidade sócio-política-econômica em que vivemos, que possibilite a realização de ações concretas de atendimento às demandas do município e a eleição de pessoas que efetivamente representem este programa e que tenham capacidade implementá-lo. Gente que saiba bem administrar, sabendo ouvir a comunidade, os técnicos, a sociedade civil organizada e as forças para tomar as decisões”.

A Carta tinha como mote a alternância de poder, inclusive naquele mesmo ano, Isaac Carvalho foi eleito prefeito, com uma vitória estrondosa contra os Joseph Bandeira e Misael Aquilar. Passados 12 anos, o mesmo PCdoB defende a permanência de Isaac Carvalho que vai para o seu quarto mandato a frente da prefeitura.

Juazeiro não pode retroceder mais, é necessário não somente a alternância de poder, mas defender a democracia. A cidade não suporta tantos descasos e desprezos. A Carta de 2008, é atual e verdadeira, pena que o PCdoB não tenha moral política para reescrevê-la.

Alguns dados:

População em 2008:

Juazeiro – 237.627 habitantes.
Petrolina – 276.174 habitantes.

População em 2019:

Juazeiro – 216.707 habitantes.
Petrolina – 349.145 habitantes.

Quantidade de empresas:
Juazeiro:15.462 com CNPJ.
Petrolina:27.500 empresas.

“JUAZEIRO PRECISA RENOVAR-SE PARA VOLTAR A SER GRANDE!”

Confira cópia da Carta:

Carta PCdoB

Deixe um comentário