As fortes chuvas que caíram em Juazeiro nos últimos dias são motivos de preocupações frequentes dos moradores. Muitos bairros enfrentam problemas com a falta de infraestrutura com as águas da chuva. Diversas ruas e avenidas ficam alagadas em razão de precipitação mais intensa e da ausência de infraestrutura na cidade.
Quando chove fica evidente a questão da falta de infraestrutura e o tamanho do desafio. Nesses momentos que a Defesa Civil torna-se o alvo de várias solicitações e demandas, que nem sempre são da sua competência em resolver.
Na história política de Juazeiro nunca houve uma Coordenação de Defesa Civil tão atuante e tão covardemente criticada quanto na atual administração municipal. Os ataques sórdidos não são contra atuação do coordenador, Ramiro Cordeiro, mas a contra o órgão público.
Durante as últimas chuvas espalharam fakes news dizendo que a prefeita Suzana Ramos tinha extinguindo a Defesa Civil. Após o compartilhamento do fakes news, os moradores que tiveram as suas casas inundadas pelas águas da chuvas e a população em geral, criticaram injustamente a prefeita Suzana Ramos e a Ramiro Cordeiro.
Mas teve também quem elogiou e agradeceu bastante atuação da Defesa Civil nesse momento difícil que o município está vivendo. “Ramiro Cordeiro é esse guerreiro incansável, por mais que ‘batam’ nele, mas ele tem trabalhado muito”, revelou um morador. Uma outra moradora elogiou, “Sou moradora do Residencial São Francisco, e me chamo Zildene. Um dia após o Residencial e os bairros terem ficado alagados. Hoje dia 26, um domingo, Ramiro Cordeiro veio resolver o problema. Obrigado pelo excelente trabalho. Na gestão de Paulo Bomfim, ficamos três dia dentro da lama esperando a máquina, e não era final de semana”.