Eleições

ALBA: Dos 63 deputados, 48 tentam se reeleger

Dos 63 parlamentares em exercício na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), 48 estão se candidatando novamente ao cargo nas eleições deste ano. Isso equivale a 59,26% do total.

O levantamento foi feito com base nos pedidos de candidatura apresentados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Entre os postulantes à reeleição, está o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD).

Com mais de 50 anos de trajetória, Aderbal Caldas (PP), que já foi deputado estadual por seis mandatos, vai finalizar sua carreira política na Assembleia Legislativa da Bahia, aos 79 anos de idade. Nessa eleição, o político passa a apoiar outro candidato para deputado estadual. “Encerro minhas atividades como parlamentar no sexto mandado, feliz por saber que honrei e representei todos que em mim depositaram sua confiança”, disse Aderbal ao portal A Tarde.

Quem também não consta na lista para reeleição é o decano Jurandy Oliveira. Rogério Andrade Filho deixa a vaga para que seu pai, Rogério Andrade (MDB), tente o retorno. Recentemente, Alex Lima anunciou pausa na política para cuidar de sua saúde mental, por isso não está candidato. Luiz Augusto e Tom Araujo também saem de cena nas eleições para deputado estadual de 2022.

Embora em campanha, até a última atualização do TSE realizada nessa manhã, 20, nem Hilton Coelho (PSOL), nem José de Arimatéia (Republicanos), nem Samuel Júnior (Republicanos) figuram no levantamento disponibilizado pelo tribunal, trâmite que costuma acontecer até a regularização total de documentos dos candidatos.

Segundo o calendário eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, examinados e julgados pelos respectivos tribunais eleitorais.

Na Bahia, são 881 candidatos a deputado estadual, até o fechamento da última atualização do TSE.

A Tarde