O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) abre inscrições para o “I Simpósio Mulheres e Cidadania – partilhando ferramentas para a mudança”. Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), o evento reunirá representantes do poder público e pesquisadoras para reflexões e abordagens sobre violência de Gênero, acolhimento e instrumentos de combate. O encontro está marcado para o próximo dia 8 de novembro, a partir das 13h, na sede do Eleitoral baiano, em Salvador.
Voltado para todos os públicos, o Simpósio tem inscrições gratuitas que podem ser realizadas pela internet. O presidente do TRE-BA e diretor da EJE-BA, desembargador Roberto Frank, fará as saudações iniciais, seguido da palestra de abertura da desembargadora Tânia Reckziegel, do Tribunal Regional do Trabalho, 4ª Região.
A desembargadora, que integra o Conselho Nacional de Justiça Eleitoral e é ouvidora da Ouvidoria Nacional da Mulher, vai falar sobre “Equidade de gênero: perspectiva histórica e transformação social”. O Simpósio trará também informações sobre a Ouvidoria da Mulher do TRE-BA, inaugurada em setembro deste ano.
Já estão confirmadas as presenças da assessora-chefe da Assessoria de Inclusão e Diversidade do Tribunal Superior Eleitoral, Samara Pataxó; da Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e Presidente da Coordenadoria da Mulher, Nágila Maria Sales Brito; da advogada, socióloga e professora da Rede Estadual da Bahia, Clarissa Félix; da professora Doutora da Universidade Federal da Bahia, Salete Maria; Sara Gama Sampaio, Promotora de Justiça e Coordenadora da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid) e Eliane Bavaresco Volpato, Analista judiciário, Assessora Chefe da Ouvidoria do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, Especialista em direito eleitoral, Mestra em Direito Constitucional, Professora de cursos de Pós Graduação e Autora da obra: Candidaturas-Laranja: A falibilidade do sistema de cotas no ordenamento brasileiro.