Manuel Neuer veste as luvas para deixar o nome marcado na história – independentemente do resultado entre Espanha x Alemanha neste domingo. Aos 36 anos, o capitão faz sua 18ª partida em Copas do Mundo e torna-se o goleiro com mais aparições no torneio – igualando os números do brasileiro Cláudio Taffarel e do alemão Sepp Maier. Os dados são do Espião Estatístico.
Neuer chega em sua quarta Copa do Mundo neste ano, assim como aconteceu com o alemão Sepp Maier. Inclusive, caso entre em campo contra a Costa Rica, o que é o provável de acontecer, o camisa 1 quebra o recorde dos companheiros – no duelo da próxima quinta-feira, pela última rodada do Grupo E.
Outros dois goleiros nesta Copa ainda podem quebrar esse recorde: Muslera, do Uruguai, e Lloris da França. O sul-americano tem 16 jogos no torneio, mas atualmente é reserva na Celeste e dificilmente vai ultrapassar a marca. O francês também soma 16, mas já disputou duas partidas com os Bleus nesta Copa e precisaria ir mais longe que Neuer para ficar com o recorde.
Em relação ao trio na liderança, Taffarel – apesar de ter o mesmo número de jogos – disputou a menor quantidade de Copas entre os três. Foram apenas três edições, em 1990, 1994 e 1998. O detalhe é que o Brasil conquistou o título nas duas últimas dessa lista, e por isso o brasileiro fez sete partidas até o fim do torneio. Naquela época, igualou os números de Maier.
Sepp Maier esteve presente em uma geração mais antiga no futebol. Tanto que quando disputou sua última Copa, em 1978, o então jovem Taffarel sequer havia participado ainda do Mundial Sub-20 – algo que só aconteceu sete anos depois. Maier levou o título da Copa em 1974 apenas, mas também participou das edições de 1966 e 1970.
Manuel Neuer, por fim, estreou quando ambos os companheiros de posição não estavam mais atuando. Fez seu primeiro Mundial em 2010, quando caiu nas semifinais para a campeã Espanha, e ali fazia parte de uma nova geração – em reconstrução sob o comando do então técnico Joaquim Löw.
Na segunda tentativa, em 2014, o projeto deu frutos e Neuer conquistou o título mundial na Copa do Brasil. Seguiu como titular em 2018, no torneio que ficou marcado como o maior vexame da seleção alemã – com uma eliminação inédita na fase de grupos -, e agora volta em 2022 para tentar evitar a repetição de história.
Muito além dos títulos, os números registrados neste domingo reforçam o posto de Manuel Neuer como um dos maiores goleiros da história.
– Nenhum outro goleiro na história influenciou e impactou tanto sua posição quanto o alemão – sintetizou o comentarista Cabral Neto, em uma análise publicada em seu blog.