ELEIÇÕES 2024

Juazeiro: A eleição para a presidência da Câmara movimenta os bastidores da política.

Mal terminou às eleições municipais, uma outra eleição movimenta os bastidores da política no município. Trata-se da disputa para a presidência da Câmara de Vereadores. Atualmente o vereador reeleito, Berg da Carnaíba, é o presidente, e esteve a frente do legislativo durante os últimos quatro anos.

A eleição para a presidência da Câmara embora passe desapercebida pela maioria da população, é uma eleição importantíssima para a governabilidade e os destinos dos munícipes.

Como funciona a eleição na Câmara?

Na sessão de posse dos parlamentares, são formadas chapas com candidatos à Presidência. Por votação secreta, os demais membros da Casa elegem o Presidente. O mesmo processo é aplicado para a eleição dos demais membros da Mesa Diretora, composta por 1º e 2º vices-presidentes; além de 1º , 2º, 3º e 4º secretários.

Nessa mesma sessão, o presidente da Câmara dá posse ao prefeito e aos vices eleitos. A presidência tem a incumbência de dirigir os trabalhos em Plenário, respondendo em juízo ou fora dele, representando pois, o Poder Legislativo. Cabe à mesa Diretora deliberar sobre assuntos internos da Casa.

A base da prefeita Suzana Ramos (PSDB) conseguiu eleger cerca de 15 vereadores, dos 21, mas isso é quase irrelevante para definir o presidente da Casa legislativa.

A eleição depende de muita articulação com os vereadores e o prefeito eleito, e no jogo entram acordos e concessão de cargos e em muitas vezes há compra de votos.

Da base do prefeito eleito, Andrei Gonçalves, tem nomes que já despontam como possíveis candidatos. Os vereadores reeleitos Mitu do Sindicato (PCdoB) e o vereador Alex Tanuri (PT). Mitu já tem a experiência do segundo mandato e o apoio do deputado Zó. Alex Tanuri já ocupou a presidência da Casa por dois períodos legislativos.

Na base da prefeita Suzana tem vários nomes: dr. Allan Jones (PDT), Hitallo Marcelino (UNIÃO), Berg da Carnaíba (PSDB); Gleidson Azevedo (PP); Jean Gomes (PSDB) e Aníbal (SD). Dentre todos o mais habilitado é sem sombra de dúvidas é o médico e advogado Allan Jones, por toda a experiência acumulada como gestor, formação acadêmica e a vivência política.

Essa eleição promete uma disputa mais acirrada do que a disputa entre Suzana e Andrei.

Deixe um comentário