JUAZEIRO

Iniciativa intersetorial, o Banco de Alimentos é alternativa para combater insegurança alimentar

Ação intersetorial da Prefeitura de Juazeiro, o Banco de Alimentos é resultado da atuação conjunta da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), com a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). A iniciativa conta, ainda, com a parceria de empresas locais, entidades da sociedade civil e da comunidade juazeirense, e beneficia cerca de 8 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O projeto tem como objetivo combater a insegurança alimentar e garantir o acesso à alimentação digna para as famílias em situação de vulnerabilidade social. “O Banco de Alimentos é um projeto maravilhoso porque conta, também, com a solidariedade das pessoas. O nosso primeiro passo é a arrecadação de alimentos no Mercado do Produtor, em seguida, esses alimentos são levados para a Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), onde é feita a seleção e preparo dos kits para doações. A última parte desse fluxo é a entrega dos kits às famílias, nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em creches e entidades filantrópicas”, explica a prefeita Suzana Ramos.

Até dezembro de 2024, a expectativa do município é que 300 toneladas de alimentos sejam entregues à famílias como a de Ângela Mendes, moradora do bairro Tabuleiro. “Essas frutas e verduras chegam toda semana e são de grande valia, porque a vida está muito difícil. Eu estou muito satisfeita com esse projeto, porque ele ajuda muitas famílias da nossa comunidade”, frisou Ângela.

Ascom/PMJ

Deixe um comentário