O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, será um dos três gestores brasileiros a participar da Conferência Nacional de Prefeitos dos Estados Unidos, em Oklahoma, neste mês. O prefeito é, ainda, o único representante das regiões Norte e Nordeste do Brasil no encontro, que vai discutir alternativas para mitigar os efeitos do “tarifaço” imposto por Donald Trump sobre exportações brasileiras.
O convite partiu de lideranças norte-americanas e a conferência, que tradicionalmente discute temas como habitação e combate ao crime dos Estados Unidos, terá neste ano espaço para construção de uma carta que firma um acordo para ações conjuntas contra os prejuízos provocados pelas tarifas nas economias das duas nações.
Além de Andrei, as figuras escolhidas para representar o lado verde e amarelo foram Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, município onde fica a sede da Embraer, e Alexandre Ferreira, prefeito de Franca, polo exportador de calçados para os Estados Unidos. Junto aos três gestores brasileiros, o encontro reunirá cerca de 30 a 40 prefeitos norte-americanos e representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) do Brasil.