A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria de Administração e da Gerência de Cultura, deu início ao projeto Mapeamento Cultural: Escuta na Comunidade, um instrumento de identificação, valorização e reconhecimento da cidadania cultural do município.
As primeiras escutas foram realizadas na Região da Serra, na comunidade de Campo Largo, e na Região de Limoeiro da Batateira, reunindo representantes locais para dialogar sobre o patrimônio material e imaterial, manifestações artísticas, práticas tradicionais, agentes culturais e a riqueza da identidade sentoseense.
A prefeita Giselda Carvalho destacou a relevância do projeto para a preservação da memória e fortalecimento das políticas públicas de cultura. “O mapeamento cultural é um passo importante para que possamos reconhecer, valorizar e difundir a riqueza cultural do nosso município. Sento-Sé é um território vasto, com tradições únicas e identidades diversas. Esse trabalho permitirá que nossas comunidades sejam ouvidas e que o patrimônio cultural seja preservado e respeitado como parte essencial da nossa história e do nosso desenvolvimento”, afirmou a gestora.
O Mapeamento Cultural de Sento Sé
Será realizado entre setembro de 2025 e maio de 2026, por meio de escutas presenciais nas comunidades, registro de imagens dos patrimônios culturais e coleta de dados para diagnóstico final.
De acordo com a gerente de Cultura, Meire Lúcia Carvalho dos Santos, o processo está sendo construído de forma participativa, envolvendo comunidades de todos os distritos. “Estamos levando as escutas para as localidades núcleo, a exemplo de Campo Largo e Limoeiro da Batateira, com a participação de representantes de cada comunidade. Além disso, o mapeamento também está disponível em formato digital, por meio do Cadastro Cultural de Sento Sé, no site da prefeitura. Queremos garantir que todos os agentes e expressões culturais estejam contemplados nesse levantamento que resultará no Mapa Cultural de Sento Sé”, explicou.
Ao término do processo, será lançado oficialmente o Mapa Cultural de Sento Sé, documento que servirá como base para o fortalecimento das políticas públicas culturais e para a atualização do Plano Municipal de Cultura.
–
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE