EDUCAÇÃO

Casa Nova abre portas para a inclusão com curso de Libras

Promover comunicação, respeito e oportunidades para todos: esse é o compromisso da Prefeitura de Casa Nova, que vem fortalecendo a inclusão ao oferecer cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade. Nesta sexta-feira (28), a iniciativa celebra a formação de duas turmas.

Realizado semanalmente na Escola Municipal Júlia Borges, o curso acolhe alunos de todas as idades, ouvintes, pessoas com deficiência auditiva, familiares e interessados em aprender uma nova forma de se conectar com o mundo.

Um desses estudantes é Aline Pereira Santos, que buscou as aulas para transformar a relação com a filha. “Minha filha é surda e sempre nos comunicamos por Libras, mas eu ainda tinha dificuldade. Às vezes, ela pedia algo e eu não entendia… Com o curso, nossa comunicação ficou muito melhor”, compartilhou, emocionada.

A turma é conduzida pela intérprete e instrutora Anna Karla Amorim Castro, que carrega a Libras no coração e na história. “Sou filha de pais surdos, cresci me comunicando pela língua de sinais. Ensinar Libras é mais que ensinar um idioma, é abrir portas, aproximar pessoas e construir espaços mais inclusivos. Estou muito feliz em fazer parte disso”, afirmou.

Educação inclusiva em ação
A iniciativa integra o Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) da Secretaria de Educação, que tem ampliado esforços para garantir escolas mais acolhedoras. “Este ano avançamos em várias frentes: reforçamos o apoio aos alunos com deficiência, estruturamos salas de atendimento individualizado e criamos ações que fortalecem a educação inclusiva. Vamos continuar trabalhando para que cada estudante seja respeitado e acolhido”, destacou o coordenador do NAI, Jefferson Braga.


Texto: Ascom PMCN

Deixe uma resposta