POLÍTICA

Lula oferece ajuda à Colômbia após terremoto que matou ao menos 77

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade ao povo colombiano após um terremoto de grande magnitude atingir o país nesta segunda-feira (10). O tremor, que derrubou edifícios e matou ao menos 22 pessoas, foi sentido na capital Bogotá, nas cidades de Medellín e Cali, entre as maiores do país, e na região turística conhecida como Eje Cafetero (eixo cafeeiro).

“Recebi com preocupação a notícia do forte terremoto que atingiu hoje a Colômbia, com epicentro no departamento de Chocó. Em nome do povo brasileiro, manifesto minha solidariedade ao povo colombiano, especialmente às famílias das vítimas e a todos os afetados pelos tremores”, escreveu o petista, acrescentando que o Brasil está à disposição para prestar apoio ao país vizinho.

O Itamaraty também lamentou o episódio e informou que, até a tarde desta segunda, não identificou brasileiros entre as vítimas. “O Brasil manifesta solidariedade ao governo e ao povo colombianos e faz votos de plena recuperação aos feridos”, afirma a nota divulgada pelo ministério.

A pasta diz que “acompanha, com atenção, os esforços de busca e de assistência às populações afetadas e manifesta sua disposição de colaborar, na medida de suas capacidades, com as autoridades colombianas nas ações de resposta à emergência”.

O epicentro foi localizado perto de San José del Palmar, na província de Chocó, na costa do Pacífico, a uma profundidade de 96 quilômetros. O presidente recém-empossado da Colômbia, Abelardo de la Espriella, afirmou que convocou um comitê unificado para lidar com os efeitos do desastre.

As autoridades locais estão realizando um balanço dos estragos. O maior número de mortos já contabilizados está em Pereira, uma das cidades do chamado “triângulo do café”, onde ao menos 18 pessoas morreram, segundo as autoridades municipais. Na vizinha Manizales, o prefeito Jorge Eduardo Rojas afirmou que três pessoas morreram. Há imagens de edifícios destruídos em ambas as localidades.

Uma pessoa morreu em Buenaventura, principal porto da Colômbia no Pacífico, após o desabamento de um prédio deixar várias pessoas presas sob os escombros, informou a prefeita Ligia del Carmen Cordoba.

O jornal colombiano El Espectador reporta ao menos uma morte adicional, em Chocó, onde um boletim inicial dos serviços de emergência contabilizou um morto e dez feridos.

O desastre natural ocorre dias após o novo presidente do país, o ultradireitista Abelardo de la Espriella, tomar posse. Em resposta ao evento, o líder convocou um comitê unificado para lidar com os efeitos do terremoto e cancelou a agenda para liderar os trabalhos do posto unificado da agência do governo nacional responsável por emergências e desastres naturais.

Em junho, a Venezuela, vizinha à Colômbia, também foi atingida por fortes terremotos. Na ocasião, o Brasil enviou insumos e equipes de apoio, além de um hospital de campanha, mantido na região por cerca de um mês.

No caso da Venezuela, o presidente Lula manteve contato por telefone com a presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, para manifestar o apoio e acertar o envio da ajuda humanitária. Caso o Brasil também envie suportes à Colômbia, é esperado que haja contato entre Lula e Espriella.

Na semana passada, Lula telefonou para Gustavo Petro, então presidente do país e desafeto de Espriella, para se despedir do aliado, que foi o primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia.

Deixe uma resposta