JUAZEIRO

RACISTA, HOMOFÓBICO E MISÓGINO?

Pensou em Jair Bolsonaro? Mas não é dele que iremos falar, e sim da gestão do PC do B em Juazeiro. Surpreso? Há muito tempo que o discurso de defesa das minorias não cola mais, é apenas jogo de retórica para animar a militância, na prática eles são tão misóginos, homofóbicos e racistas quanto qualquer extremista de direita.

Quando o PC do B assumiu a prefeitura de Juazeiro em 2009, as políticas de afirmação ou de compensação estavam em alta no governo de Lula, os municípios somente as reproduziam na sua totalidade, inclusive o partido em Juazeiro nunca teve um projeto para governar a cidade, teve a sorte de ter um governo federal com recursos e políticas públicas em pleno vapor.

Na gestão de Isaac Carvalho (2009 a 2012) o partido não teve um negro, um homossexual e uma mulher para disputar com chances uma vaga na Câmara de Vereadores. Assim como no secretariado também não tinha um negro, um homossexual, e a única mulher que teve foi Maria José (PC do B), mas logo saiu para dar lugar a um homem.

Durante a gestão de Isaac Carvalho (2013 a 2016) novamente é marcada pela ausência de nomes com trajetórias nos movimentos LGBT e Negro, e com pouca participação de mulheres, além de Célia Regina (PT) teve também contadora Zalitéa Mendes, com rápida participação.

No mandato de Paulo Bomfim (2016 a 2020), eis de novo a ausência de um homossexual, de um negro, embora tenha três mulheres como secretárias, todas são partes de acordos políticos, e não da compreensão do protagonismo sociopolítico da mulher. Na disputa por uma vaga na Câmara, mulheres guerreiras do partido: Maria José, Lorena Pesqueira, Carmem da Maniçoba, Poliane, foram preteridas por Hélio, Alex Tanuri, Reinaldo Sabino e Anastácio.

Crescemos em sociedades onde os padrões patriarcais, racistas, misóginos estão enraizados de tal maneira que nos amarram os pés e sem nosso esforço por soltar-nos será impossível avançar. Esses padrões nos ditam normas, uma pauta a seguir que somos incapazes de questionar.

3 Replies to “RACISTA, HOMOFÓBICO E MISÓGINO?

  1. Se você alimentar um cachorro durante três dias ele vai lhe ser grato por 30 anos… se você alimentar esses políticos profissionais por mais 30 anos, em três dias eles vão esquecer de você… Chega de circo e pingue-pongue!

    Também está cansado(a) de tanto descaso?
    Seja candidato(a)!
    Venha para o AVANTE!
    Participe do Projeto LIMPE Juazeiro com:
    L egalidade, 
    I mpessoalidade, 
    M oralidade, 
    P ublicidade, 
    E ficiência e eficácia.
    LIMPE Juazeiro*
    AVANTE 70
    Capitão MOREIRA
    https://instagram.com/capitaomoreira?igshid=feivhskdi92o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *