Na noite deste domingo (19), o Conselho Tutelar foi acionado sobre uma ocorrência relacionada ao crime de abandono de incapaz, na rua Sete de Setembro, bairro Nova Esperança.
Ao chegar ao local o Conselheiro José Roberto (Zezinho da Messe) e a uma guarnição 76ª CIPM encontraram duas crianças (11 e 02 anos) e um adolescente (13 anos) trancados dentro de uma residência.
Segundo as informações dos vizinhos, as crianças estavam trancadas dentro da casa desde cedo, sem alimentar-se ou qualquer tipo de cuidados.
As crianças foram socorridas pelo Conselheiro Tutelar e por policiais militares e entregues aos familiares. A mãe das crianças, Eliane Santiago Santos Souza, foi localizada e apresentada na delegacia. A mesma poderá responder por crime de abandono de incapaz, crime previsto no Código Penal brasileiro, especificamente no artigo 133: “Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e por qualquer motivo incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono”.
Com informações do Conselho Tutelar