Famílias em campos de refugiados sírios estão implorando por doações no TikTok, enquanto a empresa se apropria de até 70% dos valores recebidos, revelou uma investigação da BBC.
As crianças estão transmitindo ao vivo no aplicativo de mídia social por horas a fio, implorando por presentes digitais que valem dinheiro.
A BBC constatou que há transmissões recebendo até US$ 1.000 (R$ 5.300) por hora, mas descobriu que as pessoas nos campos recebem apenas uma pequena fração disso.
O TikTok disse que tomaria medidas imediatas contra a “mendicância exploratória”.
A empresa disse que esse tipo de conteúdo não é permitido em sua plataforma e que sua comissão sobre presentes digitais era significativamente menor que 70%. Mas se recusou a confirmar o percentual exato.
No início deste ano, usuários do TikTok viram seus feeds com diversas transmissões ao vivo de famílias em campos sírios, atraindo o apoio de alguns espectadores e preocupações sobre golpes.
Nos campos no noroeste da Síria, a BBC descobriu que a tendência estava sendo facilitada pelos chamados “intermediários do TikTok”, que forneceram às famílias os telefones e equipamentos para entrar no ar ao vivo.
Os intermediários disseram que trabalhavam com agências afiliadas ao TikTok na China e no Oriente Médio e deram às famílias acesso às contas na plataforma.
Essas agências fazem parte da estratégia global do TikTok de recrutar pessoas para fazer transmissões ao vivo e, assim, incentivar usuários a passar mais tempo no aplicativo.
Como o algoritmo do TikTok sugere conteúdo com base na origem geográfica do número de telefone de um usuário, os intermediários disseram que preferem usar cartões SIM britânicos. Dizem que as pessoas do Reino Unido são os doadores mais generosos.
Mona Ali Al-Karim e suas seis filhas estão entre as famílias que transmitem ao vivo no TikTok todos os dias, sentadas no chão de sua barraca por horas, repetindo as poucas frases em inglês que conhecem: “Por favor, curta, compartilhe, presenteie”.
O marido de Mona foi morto em um ataque aéreo, e ela está usando as transmissões ao vivo para arrecadar dinheiro para uma cirurgia de sua filha Sharifa, que é cega.
Os presentes que eles estão pedindo são virtuais, mas custam dinheiro real aos espectadores e podem ser sacados.
Os espectadores da transmissão ao vivo enviam os presentes — desde rosas digitais, que custam alguns centavos, até leões virtuais que atingem cerca de US$ 500 (R$ 2.650) — para recompensar ou dar gorjetas aos criadores de conteúdo.