Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro realizaram, nesta terça-feira (30), as provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023. Para a 18ª edição da prova, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude, garantiu a participação de 34 escolas e mais de 10 mil alunos do 6º ao 9º ano.
Estudante do 9° ano, da Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Raíssa Leane dos Santos Silva falou sobre a sua expectativa para a prova. “A prova é um desafio, nós sabemos que não vai ser fácil, mas nós nos preparamos e contamos com o apoio dos professores e de todos que fazem a escola. Agora é fazer a prova e esperar que o resultado seja positivo e eu consiga me classificar para a segunda fase”, disse Raíssa.
Para a gestora da Escola, Doracy da Silva Ferreira, o compromisso dos estudantes com a participação na Olimpíada já é uma conquista. “Muitos dos nossos alunos gostam muito de matemática e isso estimula a participação deles na Obmep. Ano passado tivemos alguns classificados para a segunda fase, inclusive um aluno especial, e agora a expectativa é superar esse resultado”, declarou a gestora, que tem mais de 200 estudantes inscritos na Olimpíada.
As provas objetivas foram compostas por 20 questões, e foram aplicadas nas respectivas escolas dos participantes. A divulgação dos aprovados para a 2ª etapa será feita no dia 2 de agosto, e as provas da 2ª fase estão previstas para outubro.
A OBMEP
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a olimpíada de nível nacional tem como objetivo estimular o estudo da matemática e incentivar os estudantes a praticarem os conhecimentos adquiridos na área, identificando jovens talentosos e promovendo a inclusão social por meio da educação. Além disso, como forma de incentivo, a OBMEP premia alguns alunos com medalha de ouro, prata ou bronze a partir da realização das provas. A divulgação dos premiados acontece dia 20 de dezembro.
Mais informações sobre a OBMEP e acesso a simulados e provas dos anos anteriores em: http://www.obmep.org.br/