O programa de mutirões de cirurgias entra em uma nova etapa. A Prefeitura de Petrolina iniciou as cirurgias para a correção de fissuras labiopalatinas, que são malformações congênitas caracterizadas pela descontinuidade das estruturas do lábio, palato ou ambos. O objetivo é zerar a fila desse procedimento. As primeiras cirurgias do novo mutirão ocorrem nesta terça-feira (11).
Através de um contrato com um hospital da rede particular do município, os procedimentos serão realizados conforme regulação e agendamento. A intervenção e tratamento precoce tem um papel fundamental para o sucesso do tratamento, além disso, a primeira intervenção cirúrgica também é responsável pelo bom prognóstico, principalmente em crianças. O tratamento envolve diversas especialidades, como cirurgia plástica, odontologia, ortodontia, fonoaudiologia, enfermagem, entre outros.
A ação faz parte do pacote de investimentos de cerca de R$ 6 milhões anunciado pelo prefeito Simão Durando para o reforço na saúde pública. De acordo com o prefeito Simão, esse investimento vêm para somar aos serviços já disponibilizados pelo município e para garantir o fortalecimento da rede de saúde de Petrolina.
“Nosso objetivo é adotar um modelo de atendimento humanizado, descentralizado e focado em reduzir o tempo de espera dos pacientes. Além disso, atualmente, muitos pacientes são encaminhados para Recife via TFD e, agora, poderão ser atendidos aqui mesmo, pertinho de casa. Não vamos medir esforços para cuidar da saúde da nossa gente”, finalizou o prefeito.
Os pacientes podem procurar o serviço de odontologia na Unidade Básica de Saúde do bairro em que reside para avaliação e início do tratamento.