JUAZEIRO

Desembargador que peitou a Lava Jato em habeas corpus a Lula pode assumir vaga no STJ

O desembargador Rogério Favreto pode ocupar uma cadeira no STF (Superior Tribunal de Justiça), que ficará vaga com a aposentadoria da ministra Assussete Magalhães a partir de janeiro. De acordo com o meio político e jurídico, o juiz que concedeu um habeas corpus a Lula em 2018, mas que posteriormente foi negado, é um forte candidato a ocupar o posto da colega.

No entanto, o favorito do presidente tem alguns concorrentes na disputa. No TRF-1, deve disputar a vaga o desembargador Ney Bello, que tem o apoio do ministro da Justiça, Flávio Dino, e ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.

Também desembargadores Carlos Brandão e Daniela Maranhão também concorrem pelo TRF-1. Enquanto Brandão tem o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e Daniela ganha força por ter ligação com o ministro do STF Kassio Nunes Marques.

Outro concorrente de peso é Aluisio Mendes, do TRF-2. O desembargador tem o apoio do ministro do STF Luiz Fux. Já o presidente do TRF-4, Fernando Quadros, também deve concorrer à cadeira. Ele é próximo ao ministro do STF Edson Fachin. As informações são de Caroline Brigidio, do UOL.