Encerrou ontem (15) o prazo que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) estipulou para definir a candidatura a prefeito da Federação PT/PCdoB/PV em Juazeiro para às eleições de 2024.
O ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) seguiu em ritmo de pré-campanha, mesmo com a divulgação da sua suposta inelegibilidade eleitoral. Essa semana movimentou a suas redes sociais com fotos e videos de apoios, inclusive do presidente estadual do PT na Bahia, Éden Valadares.
O deputado estadual Zó (PCdoB) seguiu também em ritmo de pré-campanha, seria o azarão da disputa. No final do mês passada deu uma festa de arromba para comemorar o seu aniversário, parecia a comemoração do primeiro dos seus mais de 50 anos de vida. Segundo dizem, cerca de 1.500 convidados celebraram a data natalícia com o deputado.
O deputado estadual Roberto Carlos (PV), não nutre nenhuma esperança de ser candidato a prefeito, a única disputa que ele pensa é em ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A família torce para que isso não aconteça, aumentaria o número de desempregados nos governos estadual e municipal.
O pré-primário candidato Andrey da Caixa (MDB) não reúne condições mínimas de ser o escolhido para a disputa em 2024, ainda falta muito chão e disposição para compreender como funciona o sistema político eleitoral. Mesmo assim ele segue tirando dúvidas dos moradores dos residenciais sobre os débitos dos mesmos com a Caixa Econômica Federal.
O ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB) pai do vice-prefeito Leonardo Bandeira, segue apostando no seu grande capital político e na sua condição de fiel da balança eleitoral. Mas tudo indica que vai continuar na “Marreta do 45”.
Num tabuleiro político cheio de indefinições, surge a possibilidade de uma candidatura da base do governador. O engenheiro civil Edson Tanuri, recém filiado ao PT e aliado de Isaac Carvalho, pode ser o escolhido não do governador, mas de Isaac Carvalho para o ser o candidato. Edson vem de uma família tradicional da política juazeirense. Filho do ex-vereador José Carlos Tanuri, neto do ex-prefeito Américo Tanuri e irmão do vereador Alex Tanuri (PT).
Ribeiro da Hidroforte (PP), Paulo Bomfim (PT), Márcio Jandir (PT), Coronel Anselmo Bispo (PSD); Cuscuz, Helena do Alto da Aliança, esses não sinalizaram ainda uma pré-campanha, mas é possível que um possa ser o escolhido.
No mar de indefinições ou de nomes impróprios na oposição, a prefeita Suzana Ramos segue andando com passos largos para ser a primeira mulher reeleita prefeita de Juazeiro em 2024.
Além do cenário político local favorável. No início desse ano, o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com a cúpula nacional e estadual do PSDB para uma possível aliança no estado em 2024. É possível que se concretize em Juazeiro. O governador não tem nome definido, a prefeita já mostrou que tem capital político consolidado (Com o seu apoio ACM Neto venceu no segundo das eleição em 2022 em Juazeiro e ela elegeu o filho deputado) e se mostrou muito fiel aos seus compromissos políticos.
Tudo indica que a prefeita Suzana Ramos vai vencer por W.O., sigla para a palavra em inglê walkover, que traduzido para a língua portuguesa significa “vitória fácil”.
Este termo é bastante famoso por ser utilizado no mundo dos esportes. O WO é a atribuição de uma vitória dada a determinada equipe ou competidor individual quando a equipe adversária está impossibilitada de competir ou quando não existem adversários.
Fonte de informações: Google