A Prefeitura de Juazeiro realizou, nesta sexta-feira (23), na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (EFEP), a 1ª Reunião Prós-Selos UNICEF e Abrinq 2024. O encontro contou com a participação de coordenadores, mobilizadores e articuladores dos Prós-Selos em Juazeiro, representantes da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e de Saúde (Sesau), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).
De acordo com a coordenadora dos Prós-Selos, Alexandrina Araújo, o encontro teve como objetivo reunir os articuladores e mobilizadores municipais que pensam as políticas públicas para a melhoria das vidas das crianças e adolescentes. “Além de discutir as nossas ações, hoje também aproveitamos para apresentar e analisar a carta que recebemos da Fundação Abrinq e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com um diagnóstico da situação de Juazeiro em relação às políticas públicas implantadas no nosso município voltadas para a proteção dos meninos e meninas de Juazeiro. Com a avaliação desse documento, podemos perceber os caminhos que já percorremos e o que ainda temos que percorrer para otimizar o atendimento a esse público”, disse.
O documento parabeniza o município pelos esforços empreendidos no cumprimento dos cronogramas e ações propostos pelos selos: desenvolvimento infantil, educação de qualidade para todos, higiene e acesso à água nas escolas, oportunidade de trabalho, saúde e bem estar, prevenção e resposta às violências e proteção social às famílias vulneráveis.
Os Selos
O Selo UNICEF é uma iniciativa lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e visa estimular e reconhecer nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Já o Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, além de dar visibilidade para a gestão municipal, no que diz respeito a ações e avanços em indicadores sociais para crianças e adolescentes, também busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos para esse público.
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Edinázio Dias – Ascom/PMJ