JUAZEIRO POLÍTICA

Quantas vidas serão perdidas, por falta de uma rotatória?

Na sexta-feira (24) o sargento da PMBA Wilson Monteiro morreu em um grave acidente na avenida Adolfo Viana em Juazeiro, ao ser colhido na sua motocicleta por um veículo Celta que avançou o sinal no cruzamento da Sote.

O cruzamento da Sote é a principal via de acesso para alguns bairros e para o centro da cidade, e é onde tem acontecido com frequência muitos acidentes graves. A Companhia de Trânsito nos últimos anos fez várias modificações, mas ainda não não fez a modificação mais segura para melhorar a segurança de pedestres e condutores.

A cidade de Petrolina nos últimos anos tem investido muito na melhoria do trânsito da cidade, principalmente trocando os semáforos por rotatórias. Parece que tem acertado em tudo, na localização e no tamanho das rotatórias.

As rotatórias, são dispositivos viários de melhor eficiência e menor custo, que têm como finalidade simplificar a interseção, para que o tráfego que se ali interage tenha um desenrolar seguro.

Falta em Juazeiro um engenheiro de tráfego, um profissional que se encarregue da tarefa de planejar como o deslocamento de veículos e de pessoas deve funcionar em toda cidade.

Inclusive, a engenharia de tráfego é um importante ramo da área de transportes, e está prevista no Capítulo VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 91.

Mas em Juazeiro, o que se tem na Companhia de Trânsito é um curioso que tem feito nos últimos anos a modificações no trânsito da cidade, e não é por acaso que a população reclama de algumas modificações, que o trânsito é caótico e que os acidentes continuam acontecer.

Quantas vidas serão perdidas? Quanta reclamação ainda será ouvida? Quanto estresse ainda será vivido? Quanta perda ainda será sentida? Quando será levado a sério a necessidade de melhorar o trânsito da cidade? Quando será feito um Plano Diretor de Mobilidade Urbana?

Que a morte trágica do sargento da polícia militar da Bahia, Wilson Monteiro, sirva para mudar, não somente o comportamento imprudente e inconsequente de muitos motoristas no trânsito, mas também do gestor da cidade, em modificar e melhorar as condições no trânsito e da mobilidade urbana no município.

One Reply to “Quantas vidas serão perdidas, por falta de uma rotatória?

  1. Uma EXTREMA VERGONHA o trânsito e engenharia de tráfego juazeirense. Recentemente na entrada do bairro Dom José Rodrigues ( Juazeiro 4) contruíram um divisao que parecia mais um “barco”, na mesna semana de feita a obra houve inúmeros acidentes. E assim não é diferente com as demais ruas e avenidas da cidade. Isso sem falar da péssima iluminação da cidade, ruas, avenidas e rodovias esburacadas….quando não fazem lombadas que parece um “muro”. Acredito que no dia que os “inresponsáveis incompetentes pela pasta de tráfego urbano” ou o prefeito tiverem um familiar ou serem eles mesmo vítimas saberão sentirão na pele. Eleição vem aí.

Deixe um comentário