A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou 6.799 acompanhamentos de beneficiários do Bolsa Família neste primeiro ciclo de pesagens. O procedimento é obrigatório para mulheres e meninas de todas as idades e meninos de até sete anos de idade.
“Este número representa apenas os atendimentos do cronograma especial que a Assistência Nutricional montou para facilitar o acesso dos usuários, pois as UBSs também realizaram as pesagens, mas ainda não fechamos esses dados”, explicou a gerente e Assistência Nutricional da Sesau, Beatriz Lopes.
A equipe da Assistência Nutricional, junto com os estudantes de Nutrição da UniFTC e Uninassau, visitaram bairros e residenciais fazendo as pesagens e orientações nutricionais. “Contamos com o apoio das escolas municipais e associações de moradores para realizar os procedimentos. No Residencial Juazeiro, atendemos 935 pessoas e na última pesagem do semestre, na última sexta-feira (07), foram 1.203 pessoas pesadas”, disse Beatriz Lopes.
Novo ciclo de pesagens
A partir do mês de setembro, iniciará mais um novo ciclo de pesagens e os beneficiários precisam passar novamente pelo procedimento ou correrão o risco de ter o benefício bloqueado pelo governo federal. Os beneficiários deverão procurar a sua UBS de referência ou aguardar a divulgação do novo cronograma de pesagens da equipes de Assistência Nutricional.
Documentos
Para realizar a pesagem, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS, número do NIS, comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão da gestante.