O evento acontece de 17 a 18/08, com programação extensa de shows e atividades culturais, além de palestras, exposições e Feira Regional de Economia Popular.
De acordo com a organização, a proposta do evento visa efetivar os principais elementos constituintes da região: a Arte, Cultura, Gastronomia e a potencialidade para o desenvolvimento do Ecoturismo. As características da localidade trazem um ambiente aconchegante durante o período de inverno, de junho a setembro, em que a temperatura mínima chega aos 14°C. Antigamente o vilarejo era conhecido como Brejo, pois era uma área onde ocorriam chuvas constantes.
Além disso, Catuni possuí construções históricas que remetem à arquitetura colonial brasileira, transpassando seus dois séculos de existência, como a Igreja de São José e o Sítio dos Vianas. Tendo como pano de fundo as serras que criam uma visão panorâmica na linha do horizonte. Nos caminhos de suas serras apresentam-se desfiladeiros e paisagens de grande perfeição, como: a Cachoeira dos Betes, Cachoeira da Estiva, Monte do Cruzeiro e Morro Redondo com 1000m de altitude. Para visitar a Rota da Grota – Caminho Sagrado das Serras do Sertão os visitantes devem procurar os guias locais, a caminhada acontece às 9 horas tendo como ponto de encontro o Casarão dos Vianas.
O evento é promovido pela Associação de Moradores de Catuni e Adjacências Associação dos Condutores Ambientais e Caminho Sagrados das Serras do Sertãourismo e promete movimentar a região durante os dias de festival.
Confira a programação completa: