PETROLINA

Semiárido Show 2025 terá mais de 90 capacitações gratuitas

A programação técnica do Semiárido Show 2025 já conta com cerca de 90 atividades confirmadas, incluindo seminários, palestras, oficinas, minicursos, workshops, dias de campo e feiras. O evento será realizado de 26 a 29 de agosto, em Petrolina (PE), com toda a programação gratuita.

Para participar das capacitações, basta comparecer ao local do evento no dia e horário da atividade desejada. Não há inscrições antecipadas, elas serão feitas presencialmente, no momento de cada atividade. A programação preliminar pode ser consultada em www.embrapa.br/semiaridoshow/programacao.

As capacitações do Semiárido Show são realizadas por pesquisadores e técnicos da Embrapa, além de profissionais de instituições parceiras, abordando temas estratégicos para a convivência com o Semiárido.

——— MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ———

Segundo a chefe-geral interina da Embrapa Semiárido, Lúcia Kiill, o evento “reúne um público diversificado e promove um espaço dinâmico de conhecimento, capacitação e oportunidades de negócios”. Ela destaca que a programação técnica é planejada tanto para atender às demandas dos agricultores quanto para fomentar debates sobre temas essenciais ao desenvolvimento regional, como a inclusão socioprodutiva, tema desta edição, e as mudanças climáticas.

A gestora reforça a importância de os interessados consultarem a programação com antecedência, definirem as atividades de maior interesse e se organizarem para chegar no horário. As capacitações têm vagas limitadas, de acordo com a capacidade do local onde serão realizadas (auditórios, salas ou campo). “Como não há inscrições prévias, é fundamental chegar cedo para garantir a participação”, orienta.

Na programação preliminar, já estão previstas 32 palestras, 9 minicursos, 29 oficinas e 2 dias de campo, com temáticas que incluem: uso de drone na agricultura, produção de caprinos, ovinos e bovinos, abordando aspectos de manejo, prevenção de doenças, alternativas forrageiras e sistemas integrados; criação de galinhas e boas práticas na produção de ovos; criação de abelhas nativas; Sisteminha Embrapa; cultivo e processamento da mandioca e do caju; tecnologias de gestão hídrica, como barragem subterrânea e reuso de água; práticas de conservação do solo; irrigação de baixo custo; saneamento básico rural; preparo de compostos orgânicos; agricultura biossalina; potencial frutífero e medicinal da Caatinga, entre outros.

Seminários e encontros estratégicos-O evento também sediará encontros técnicos de maior porte, com programação que envolve temas estratégicos, programas institucionais e políticas públicas. Quatro seminários já estão confirmados: Inovação Inclusiva, Agricultura Biossalina, ILPF e Agropecuária Regenerativa: rumo a um futuro sustentável; e Bioma Caatinga: Subsídios para o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia.

Outro destaque é a Jornada pelo Clima, iniciativa da Embrapa, no contexto da COP30, que conjuntamente com o governo e instituições apoiadoras, visam  ampliar o conhecimento sobre mudanças climáticas e apresentar soluções tecnológicas para adaptação da agropecuária e mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEEs). A agenda inclui ainda o Encontro Nordestino de Alimentos Biofortificados e o VIII Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga.

 

 

Ascom Embrapa Foto: Saulo Coelho

Deixe uma resposta