Você já ouviu falar das startups voltadas para resolver os problemas do setor de saúde, como healthtechs, fintechs e as edtechs? São essas ferramentas que ajudam os profissionais a produzirem novas vacinas, medicamentos, pesquisas científicas e os novos Apps que estão por trás de boas ideias ou soluções para o setor. Atento às melhores práticas do mercado, o Instituto de Educação Médica (IDOMED) amplia sua atuação na área tecnológica e está com um novo edital aberto para que as startups possam participar da 3ª edição do IDOMED Hubs. Para se inscrever, os interessados não precisam ser médicos, mas deverão ter uma healthtech, ou seja, uma startup na área da saúde. As inscrições estão abertas em todo território nacional até o dia 15 de agosto e podem ser realizadas por meio do link : https://forms.office.com/r/gtzbRKAzpN
“A dinâmica do programa terá duração de 12 meses e selecionará startups para serem desenvolvidas dentro do projeto. Durante dois ciclos de seis meses, as startups terão encontros semanais com especialistas renomados no mercado por uma 1h. Eles são chamados de “embaixa-hubs”, ou seja, os mentores que farão assessorias especializadas para cada grupo conforme o agendamento”, explica Felipe Haberfeld, docente responsável pelo IDOMED Hubs.
Os pré-requisitos para ser acelerado ou “incubado” serão: os inscritos deverão preencher um formulário com os detalhes do seu projeto. O material passará por uma avaliação do Comitê Gestor, formado por coordenadores do Hubs, além de grandes nomes do IDOMED e da YDUQS.
Segundo dados deste setor, as healthtechs cresceram 114% entre 2018 e 2020 no Brasil e a tendência é de uma contínua expansão. Segundo a Abstartups (Associação Brasileira de Startups), o uso da inovação no setor de saúde é, aparentemente, interminável. A tecnologia está sendo implementada em todos os processos, desde os administrativos do hospital até a pesquisa e a cirurgia do câncer, a fim de melhorar a eficiência em todo o setor e tornar a experiência do paciente a mais indolor possível.
“O IDOMED Hubs dará uma grande oportunidade para que os alunos, recém-formados e médicos possam empreender e desenvolver novos negócios dentro do Instituto de Educação Médica, fazendo com que o ambiente acadêmico seja ainda mais dinâmico e inovador. A cada dia que passa, temos a certeza de que precisamos ampliar e estimular a interação entre alunos e professores do IDOMED e o mercado. Tantos os discentes, quanto os docentes, ganham experiências e adquirem Know-how por meio desta ferramenta e mentorias com especialistas
do setor. Essas conexões criam uma rede de relacionamento único, constituindo um importante ativo para os futuros médicos e empreendedores”, afirma Silvio Pessanha Neto, diretor executivo nacional do Instituto de Educação Médica (IDOMED).
No dia 19 de agosto, no IDOMED Città America, será realizado o Evento Final de Incubação da Turma 2024.2 do IDOMED Hubs. Durante a formatura, serão apresentadas as novidades que foram criadas para dinamizar ainda mais o setor de saúde. Tais como Oftbook, Amo Resumos, Healthguard, Stud2doc e Serenide, todas startups incubadas 2024/2025. Durante o encontro, vão acontecer palestras sobre empreendedorismo, vida do médico, carreira na saúde, inteligência artificial, apresentação de pitches e muito mais.
Os interessados pelas iniciativas acima poderão conferir, ao vivo, por meio do link: https://youtube.com/live/139G-87Ej-E?feature=share