Faleceu neste sábado (20) em Juazeiro (BA), aos 99 anos, a professora Maria Patrocínio de Souza, em decorrência de causas naturais.
Nascida em 18 de julho de 1926, Maria Patrocínio deixou um legado de contribuição à educação do município de Juazeiro.
No ano de 1953, a professora foi uma das fundadoras do Ginásio Ruy Barbosa junto com o professor Agostinho Muniz, onde atuou até 1965 como secretária. Após, assumiu a cadeira de professora de matemática, e, posteriomente, diretora da instituição. Foi também vice-diretora do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, bem como professora do Colégio Dr. Edson Ribeiro, ambos em Juazeiro.
Dedicada, Maria Patrocínio colaborou com a formação de professores e gestores. No Departamento de Ciências Humanas, foi aluna da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), compartilhando experiências educacionais.
A equipe do Acervo Maria Franca Pires e a comunidade da UNEB-DCHII expressam os mais sinceros sentimentos aos famíliares, especificamente ao professor Rogério Bispo (DTCS) e ao servidor João Paulo (DCH III).
Fonte: Formas de escolarização secundária e sócio-gênese de uma instituição secular: o Ginásio Ruy Barbosa em Juazeiro, BA (1953-1963), de José Roberto Gomes Rodrigues.
Por Andrea Cristiana Santos