BAHIA

Sento Sé é representado no Seminário “Resgatando Saberes, Fortalecendo Territórios”, que celebrou 16 anos do PARFOR na UNEB

A Prefeitura de Sento Sé marcou presença no Seminário Resgatando Saberes, Fortalecendo Territórios: 16 anos do PARFOR na UNEB e os Desafios do PARFOR Equidade, realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. O município foi representado pelos professores cursistas do PARFOR Equidade: Jorge Pacheco da Rocha, Jairo Rodrigues da Silva, Betania Pereira da Silva e Josimário Evangelista de Souza Silva.

O evento celebrou a trajetória do PARFOR na UNEB, destacando seu papel na valorização dos saberes tradicionais, culturais e sociais dos territórios baianos, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso com a inclusão na educação superior e com a formação afirmativa de professores em exercício.

O coordenador pedagógico da Escola Núcleo São Francisco – Quixaba, Jorge Pacheco, relatou a importância da experiência. “Esse evento teve algo especial para mim. Juntamente com um amigo cordelista de Campo Alegre de Lourdes, tive a honra de ministrar uma oficina sobre o Teatro do Oprimido nas escolas, comunidades e na sociedade civil organizada. Foi incrível! Tivemos rodas de conversa, troca de experiências e pudemos vivenciar de perto a importância do PARFOR, em especial o PARFOR Equidade. Estou há 15 anos no magistério, tenho outras licenciaturas e pós-graduação, mas essa vivência está sendo única. O seminário nos fez refletir sobre a necessidade de uma nova educação que transforme culturas arcaicas em uma cultura política emancipatória e igualitária, além de repensar a formação docente”, afirmou.

O encontro reforçou que resgatar os saberes do território é fundamental para garantir identidade, fortalecer a coletividade e promover desenvolvimento sustentável, respeitando a história e a diversidade dos povos.

O professor Josimário Evangelista de Souza Silva, do Grupo Escolar de Tempo Integral Dr. Antônio Balbino, também avaliou o encontro de forma positiva. “Foram discutidos saberes ancestrais, modos de vida, práticas culturais, educação contextualizada e a relação entre comunidade, território e pertencimento. Refletimos sobre como os saberes transmitidos de geração em geração fortalecem territórios mais conscientes e autônomos. O seminário destacou ainda o papel da escola e das políticas públicas na valorização desses conhecimentos, mostrando a importância de integrá-los ao currículo. Foi um momento de troca, fortalecimento de vínculos e incentivo à preservação cultural”, destacou.

Texto: Ascom PMSSE

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