A Prefeitura de Sento Sé iniciou, nesta segunda-feira (1º), os Jogos Escolares 2025 e lançou oficialmente o Projeto Escola em Movimento, iniciativa do Programa Cultivar que vai ampliar ações de esporte, cidadania, inclusão e conhecimento nas unidades de ensino. A abertura aconteceu no Ginásio de Esportes João Carlos Rocha, com a participação da Turma do Júnior e da banda Astronave de Papel, além do atleta olímpico, Paulão do Vôlei, marcando uma noite de muita animação para estudantes, professores e famílias.
A edição deste ano reúne 16 escolas em competições de Futsal, Futebol, Handebol, Society, Atletismo e Xadrez, em três categorias divididas por idades que vão de 9 a 17 anos, com disputas nos naipes masculino e feminino. Os jogos seguem até sexta-feira (5), com partidas nesta terça-feira no ginásio e nas quadras dos colégios Juca Sento Sé e 7 de Setembro; e na quarta-feira (3), no estádio municipal.
A prefeita Giselda Carvalho, que participou da solenidade, destacou o orgulho em ver a juventude envolvida no esporte. “Sento Sé tem paixão pelo esporte. Temos atletas que são referência na Bahia, e nosso compromisso é incentivar cada vez mais. O Escola em Movimento chega para fortalecer nossos estudantes, nossos professores e todo o ambiente escolar. Desejo muita alegria, força e diversão a cada aluno atleta nesta grande festa esportiva”.
O atleta olímpico Paulão do Vôlei, reforçou o poder transformador da prática esportiva. “O esporte agrega, transforma. Essa palavra transformar é muito forte. Foi o esporte que mudou a minha vida.”
Para os alunos, a abertura foi emocionante. A estudante Ana Júlia, da Escola Municipal Nova Canaã, afirmou que a abertura “foi muito especial. A gente se sente valorizado dentro da escola”.
O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, destacou que esta é uma das maiores e mais estruturadas edições dos Jogos Escolares. “Temos certeza de que será um grande sucesso. Aproveitamos a abertura para lançar o Escola em Movimento, que fortalece o esporte e a educação inclusiva. São dias de festa para a educação do nosso município, e esse evento deixará frutos importantes para toda a rede.”
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE



