Um professor de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, usou as redes sociais para denunciar o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri. Segundo o docente Cléber Jesus, o presidente da Casa negou prestar informações garantidas pela Lei de Acesso à Informação (LAI). A norma, em vigor desde maio de 2012, prevê o acesso de informações públicas a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo.
Cléber Jesus queria saber a frequência dos vereadores e os projetos apresentados por eles. “Então me perguntei que tipo de serviço um cara que participa de sessões na segunda e na terça possa fazer pelo povo para que ele mereça mais de meio milhão de reais ao fim do mandato”, disse. O professor afirmou que após protocolar o pedido no dia 23 de julho foi destratado pelo presidente.
“Para minha surpresa quando o presidente recebeu esse ofício ele amassou e jogou de lado. Disse que não daria essas informações de forma nenhuma e perguntou de forma ríspida o que eu queria fazer com ele porque eu estava atrás dessas informações, informações que são públicas”, acrescentou.
O docente disse que diante de ter negado o direito à informação acionou o Ministério Público do Estado (MP-BA) para tomar providências em relação ao fato.
Fonte: Bahia Noticias