JUAZEIRO

ALUNOS DO FACESP – PETROLINA REALIZAM INTERVENÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL BA ILHA DO RODEAOURO

Aproveitando as comemorações dos 518 anos de Rio São Francisco, os alunos do VI período de Administração da FACESP – Faculdade de Educação Superior de Petrolina, realizaram no domingo (06) – um projeto de intervenção socioambiental na ilha do Rodeadouro sob a coordenação do professor Taciano Gustavo Medrado Sobrinhotutor da disciplina Gestão Ambiental.

O presente projeto teve início com um passeio ecológico pelo rio São Francisco na barca IPANEMA com destino a ilha do Rodeadouro onde foi aplicado in loco o projeto cujo, objetivo foi o de alertar a população e visitantes da ilha do Rodeadouro sobre a importância da preservação da ilha e para o perigo que corre o Rio São Francisco diante das ações antrópicas negativas, provocadas pelo processo avassalador dos desmatamentos nas suas margens. Bem como, conscientizar os moradores e visitantes da ilha do Rodeadouro, para as práticas de preservação ambiental na ilha e as áreas adjacentes ao rio.

Foram feitas afixação nas barracas e árvores de cartazes informativos alusivos aos resíduos sólidos e a poluição das áreas da ilha e do rio. Na oportunidade o professor Taciano e os alunos falaram aos visitantes da ilha que se encontravam nas barracas sobre o porquê da ação e que foi muito bem recebido e com aplausos.

O presente projeto surgiu da necessidade de se promover uma reflexão coletiva sobre os problemas ambientais que afetam o rio São Francisco propiciando verificar as condições atuais por que passa as áreas marginais ao rio.  Para que isso se efetive faz-se necessário propiciar condições relativas ao conhecimento sobre a poluição dos rios; compreensão da situação de retirada da cobertura vegetal e suas consequências; observação do processo de erosão; consequências do depósito de lixo no local; conhecimento dos diversos tipos de plantas nativas e suas características; aprendizado sobre plantio de mudas e sua preservação; compreensão do processo de degradação ambiental ocorrido, por meio da história local e do rio.

Agradecimento especial aos coordenadores do passeio ecológico na barca IPANEMA ,  nas pessoas do meu amigo e parceiro Adalberto Cadidé e Idenilde Barbosa,, que nos atenderam em todas as nossas solicitações, envidando esforços para o nosso projeto fosse realizado. A dupla de artistas Stella & Daniel que nos proporcionou um domingo maravilhoso e de integração. Ao proprietário da barca e seu exímio piloto pela gentileza e atenção que nos foi prestado. A senhora do restaurante da barca com sua deliciosa gastronomia típica nordestina e ao empresário Rekli Medrado proprietário do Mercadinho minipreço que nos patrocinou as sacolas plásticas.

E por fim agradecemos a coordenação do curso de Administração, professor Elzevir Dantas pelo apoio e a vice-direção da FACESP, por aprovar o nosso projeto.

Galeria de fotos:

Fonte: Blog TM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *