JUAZEIRO

JUAZEIRO PRECISA DE UMA CÂMARA DE VEREADORES?

Desde do início da atual legislatura que a Câmara de Vereadores de Juazeiro está de joelhos para o prefeito. Sob a presidência de Alex Tanuri (PSL), o legislativo deixou de fiscalizar e propor conforme está previsto na Constituição Federal. Algo curioso é que o presidente da Câmara é do PSL (partido de Bolsonaro) e os prefeitos são do PT e do PC do B, e são aliados por razão que a política desconhece, talvez seja por amor a Juazeiro.

A Câmara deixa as suas atribuições para ser subserviente, numa clara demonstração de que não está preocupada em representar o povo, em exercer o controle externo e fiscalizar as ações do prefeito. Recentemente os vereadores aprovaram as contas reprovadas pelo TCM do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) e o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) vem solicitando empréstimos diversos que já somam mais de 50 milhões de reais, o que pode levar Juazeiro ao abismo.

Algumas atribuições dos Vereadores em Juazeiro nem sempre são bem conhecidas pelos munícipes. Ocorre que é comum o eleitor escolher seu vereador sem ter muito clareza sobre as responsabilidades e competências do Poder Legislativo no Município. Em consonância com os artigos 29 a 31 da Constituição Federal são competências da Câmara de Vereadores: elaborar a Lei Orgânica do Município; fiscalizar e julgar as contas do Executivo.

Uma atribuição do Vereador que merece destaque é a função de representar. O Vereador é responsável por buscar no seio da sociedade as preocupações coletivas trazendo para o debate na Câmara questões relacionadas à segurança pública, saneamento, limpeza, educação, saúde, agricultura, meio ambiente, entre outros temas de interesse comum, buscando também incentivar a participação do cidadão na tomada das decisões do município e da Câmara.

Votar é um direito de todos os juazeirenses, pois vivemos em regime democrático. Antes de votar procure conhecer melhor o candidato, analise a sua vida pregressa, avalie seus planos e projetos para melhoria da sua cidade.

Deixe um comentário