BRASIL

Equipe F-Carranca da UNIVASF conquista o Primeiro Lugar na competição SAE BRASIL AERO DESIGN

Levantando as bandeiras dos estados da Bahia e Pernambuco, a Equipe da F-Carranca da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF em Juazeiro, região norte baiana, levantou também o troféu da Equipe Campeã da Classe Regular da Competição SAE Brasil Aero Design 2019.

A competição aconteceu de 24 a 27 de outubro, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). A premiação ocorreu na noite de domingo (27), e agora, como campeões, a equipe tem o desafio de desenvolver um novo projeto para representar o Brasil no campeonato mundial, que será disputado em 2020 nos Estados Unidos.

Orgulhosos do trabalho bem feito, os alunos dos cursos de engenharia da Univasf , além do Primeiro Lugar Nacional na Categoria Regular, a F-Carranca conquistou o título de aeronave com Maior Carga levantada (13,7kg), melhor Apresentação e o segundo lugar em Relatório, e ainda conquistou o Prêmio de Excelência em Projeto da Embraer dentre todas as 97 equipes das três categoria e agora se consagra como a melhor equipe do País.

Essa é a 21ª Edição da Competição Nacional SAE AERO DESIGN, e a Equipe F-Carranca participa pelo oitavo ano consecutivo da competição, que é anual. Foram inscritos 1,3 mil participantes de 71 Instituições de Ensino Superior do país e do exterior.

Em 2018, a equipe conquistou a 4ª colocação na competição, melhor resultado do Norte-Nordeste. Este ano, 23 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil, Produção e Computação, que fazem parte da equipe, estiveram presentes no SAE Brasil, junto com os professores Luiz Mariano Pereira e José Bismark de Medeiros, coordenadores do projeto.

Para participar da competição este ano, A F-Carranca passou quase três dias na estrada e rodou mais de 2.200 quilômetros para chegar até a cidade de São José dos Campos. Isso só foi possível graças às campanhas para arrecadação de recursos realizadas pelo grupo nas sinaleiras de Juazeiro e nas redes socais, do apoio financeiro de Empresas do Vale do São Francisco, e apoio da Univasf com a disponibilização de ônibus com motorista para levá-los até a competição.

Para o capitão da equipe, Lucas Nascimento esse título consolida um ciclo ao longo de sete anos de muito empenho dos alunos de Engenharia da Univasf, e agora é focar no Mundial. “É uma alegria imensa representar a F-Carranca. Esse campeonato vem coroar a evolução da equipe ao longo desses 7 anos de existência. Coube a nós essa honra de representar a equipe esse ano, com um projeto extremamente ousado, e que foi reconhecido como excelência pela Embraer.

Entretanto agora o desafio é bem maior, conquistar o mundial em Março nos EUA. Agradeço a todos que ajudaram, patrocinadores e esperamos contar com apoio, inclusive financeiro pra mais esse desafio”.

A competição

As disputas do SAE – Brasil AeroDesign são divididas em três categorias: Micro, Regular e Advanced. A F-Carraca concorreu na categoria Regular, que tem duas etapas. A primeira é a apresentação oral do projeto de produção do avião biplano para uma equipe de engenheiros da indústria aeronáutica. A segunda é a competição de voo, uma série de atividades nas quais a aeronave deve decolar e transportar cargas no limite proposto pelo projeto.

O grupo competiu com um avião biplano rádio controlado, além de construir o próprio túnel de vento e uma hélice para otimizar o desempenho da aeronave. “Este é o primeiro ano em que construímos um avião biplano, um grande desafio para a equipe, já que nas edições anteriores só fizemos configurações com apenas uma asa”, explica uma das integrantes da F-Carranca, a estudante Lívia Vilarim.

A F-Carranca surgiu em 2009, a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark, que desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves. A primeira equipe foi formada em 2012, ano da primeira participação (tirei a parte pois nossa colocação foi uma das últimas

Comemoração

Os alunos ao desembarcarem em solo baiano com o troféu de campeão na bagagem, e com o Prêmio Embraer de Excelência em Projeto, desfilaram no caminhão do Corpo de Bombeiros (9º GBM) pelas ruas de Juazeiro rumo a Reitoria da UNIVASF, na cidade de Petrolina/PE, onde foram recebidos pelo reitor,  Julianeli Tolentino.

Ascom F-Carranca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *