A educação e a saúde práticas sociais que fazem parte historicamente do modo de produção da existência humana, são fenômenos cujas partes constituintes tornam-se produtores e transformadores das relações sociais, e precisam ser abordadas de forma interdisciplinar e dialógica.
Por isso a exigência de Diálogos Interdisciplinares entre visões de mundos e projetos de sociedade, que nos remeta uma a reflexão sobre as possibilidades de construção efetiva entre as áreas de educação e saúde, contribuindo para uma articulação dos saberes de diferentes disciplinas/áreas do conhecimento em favor de um ensino e de práticas contextualizadas.
A interdisciplinaridade é também a base do pensamento crítico sobre a realidade, por isso, a interface da educação e saúde, torna-se possível pensar formas do homem criar condições e dispor recursos para intervir e transformar a realidade, partir da atuação individual e coletiva de sujeitos políticos-sociais, direitos socialmente conquistados, que é ter educação e saúde de qualidade.
Diálogos Interdisciplinares: Saúde e Educação nos remete ao caminho que a ciência moderna tem evitado: dialogar entres os diversos saberes produzidos pela humanidade. E descobrir numa obra a fascinante abertura de diálogos entre educação e saúde, é sem sombra de dúvida uma grande e instigante oportunidade para compreendermos que elas estão intimamente imbricadas.
O livro nos instigar a consumi-lo vorazmente, a cada artigo e páginas percebemos a completitude e a intercalação entre dois mundos separados, mas umbilicalmente juntos pela necessidade de compreensão e de intervenção na realidade social.