EDUCAÇÃO JUAZEIRO

Juazeiro: SEDUC debocha dos alunos ao propor aulas virtuais. E os laboratórios de informática como estão?

Essa semana a Secretária de Educação, Lucinete Alves juntamente com o prefeito Paulo Bomfim (PT) anunciaram a implantação do projeto ‘Juazeiro Cidade Educadora: Aula em Rede’, para que os alunos de rede tenham aulas virtuais. Segundo a secretária, o objetivo é garantir a aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro no período de isolamento social, em virtude da pandemia do COVID-19 e propagação do H1N1.

OS alunos acessarão as “aulas”, através das videoaulas gravadas pelos professores da rede e estarão disponíveis no Canal no Youtube no Portal da Educação e também enviadas para os pais, através dos grupos de WhatsApp das escolas.

A secretária e o prefeito no afã de fazerem propaganda, esqueceram de alguns detalhes: como a SEDUC vem estimulando os alunos e toda comunidade escolar para envolvimento com atividades pedagógicas virtuais? Como estão os laboratórios de informáticas nas escolas? E os Articuladores de Educação Tecnológica recebem incentivo para o desenvolvimento de atividades pedagógicas?

Somente poucas escolas da rede possuem laboratórios de informática, aquelas que possuem, os equipamentos estão obsoletos ou quebrados. Quando não estão em locais mal apropriados e inacessíveis para os alunos. Não há iniciativas da SEDUC para o planejamento de atividades pedagógicas virtuais junto a comunidade escolar. Então não há como os alunos despertarem interesses em aulas virtuais.

Os Articuladores de Educação Tecnológicas estão mal assistidos, ainda que desenvolvam atividades pedagógicas, mas não são reconhecidos como professores, muitos se restringem a desempenhar papel de assistente da direção, pela ausência de equipamentos e de estimulo.

Após mais de 20 anos de implementação do ProInfo — programa criado pelo governo federal para promover o uso pedagógico de tecnologias de informação e comunicações (TICs) na rede pública de Ensino Fundamental e Médio, ainda há desafios a serem vencidos quanto ao acesso a equipamentos TIC, formação continuada e à conexão à internet.

As restrições ao acesso de estudantes à rede Wi-Fi da escola estão entre os aspectos que explicam a baixa utilização do equipamento no ambiente escolar: enquanto 92% das escolas possuíam rede Wi-Fi, 61% dos diretores afirmaram que o uso dessa conexão não é permitido aos alunos

Por fim, resta saber quais os pais tem dinheiro para pagar internet, se alguns não tem nem como pagar luz para carregar o celular ou ligar o computador.

One Reply to “Juazeiro: SEDUC debocha dos alunos ao propor aulas virtuais. E os laboratórios de informática como estão?

  1. Gostaria de saber da secretaria e do prefeito se alunos que as vezes não tem o que comer vai ter um computador para assistir as aulas, será que o município vai doar um notebook para os alunos e colocar Net em suas residências, esse prefeito e essa secretaria está pensando que os alunos das escola de Juazeiro são seus filhos, isso é gozar da cara do cidadão pobre, o prefeito esqueceu do seu tempo de pobreza em Ipiaú.

Deixe um comentário