JUAZEIRO

Aprovados em concurso públicos cobram nomeação ao SAAE

Embora o prefeito Paulo Bomfim (PT) quando questionado durante uma Live com o jornalista Edenevaldo Alves, sobre a convocação os candidatos que fizeram o concurso do SAAE, o prefeito respondeu: “Sim tenho chamando,  convidando e recrutando esse soldados (sic!) aí que nos ajudaram fazendo concurso aqui em Juazeiro”.

Confira a nota da comissão dos aprovados:

Nós, aprovados no último concurso do SAAE, autarquia do município de Juazeiro, estado da Bahia, cujo resultado foi homologado em 29/01/2020, externamos a nossa apreensão e preocupação com relação às nossas convocações, visto que a autarquia não tem demonstrado interesse em contratar os aprovados no referido concurso.

Concurso que foi realizado para preenchimento das vagas existentes naquela autarquia, bem como para formação de cadastro de reserva, com prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, conforme Edital de Concurso Público nº 001/2019, de 17 de setembro de 2019.

Sabemos que as vagas existem e que estas estão sendo ocupadas por funcionários temporários. Inclusive, muitos destes contratos temporários já venceram e vem sendo prorrogados seguidas vezes. Isso não é mais cabível, uma vez que a autarquia já homologou o resultado do concurso público em 29/01/2020. Existe uma relação de candidatos aprovados em concurso público e habilitados a assumir as suas funções. Assim, não justifica manter estas vagas ocupadas por servidores temporários. No entanto, o SAAE insiste em manter a imensa maioria destes cargos ocupados por funcionários contratados sem terem obtido aprovação em concurso público. Estes estão ocupando os cargos que deveriam ser ocupados por funcionários concursados (efetivos).

Deste modo, o Sr. Joaquim Ferreira de Medeiros Neto, Diretor Presidente do SAAE, Juazeiro Ba, vem agindo de forma arbitrária e desrespeitando os princípios que regem administração pública. Pois mantém funcionários temporários nos cargos de função permanente da autarquia e consequentemente preterindo os candidatos aprovados no concurso público.

Isso é um desrespeito aos concursados que estudaram bastante e com muito esforço conseguiram suas aprovações. É a frustração de um sonho, não só dos aprovados, mas também de suas famílias. O sonho de conquistar uma vaga, através de concurso público, vai muito além da satisfação de um objetivo pessoal. É a oportunidade de estar em um emprego que nos possibilita a estabilidade e, consequentemente, a segurança para os nossos familiares. Está em jogo a concretização das expectativas e a realização dos sonhos dos aprovados e familiares.

Procuramos a administração da referida autarquia e não obtivemos, por parte desta, previsão alguma de quando seremos convocados para ocuparmos as vagas que legalmente conquistamos. Diante da falta de previsão para convocação dos aprovados, temos a preocupação de que as nossas convocações demorem a acontecer e de que, quando acontecerem, sejam em número bem reduzido.

Os nossos direitos, como cidadãos, garantidos pela nossa Constituição Federal, devem ser respeitados. Assim, exigimos o nosso direito de ocupar uma vaga no serviço público, após aprovação em concurso, somente isso. Não estamos pedindo favor, conquistamos esse direito.

Fica o nosso apelo ao SAAE, para que convoque os aprovados no último concurso público e assim possamos ocupar nossos cargos.

Comissão de aprovados

Confira o vídeo do prefeito Paulo Bomfim durante a Live com Edenevaldo Alves:

3 Replies to “Aprovados em concurso públicos cobram nomeação ao SAAE

  1. Já são mais de 4 meses da homologação, e nem sinal de convocação. Acho desrespeito com os candidatos que se dedicaram tanto para esse concurso.

  2. O Sr. Prefeito claramente desconhece a real situação do concurso, pois não houve chamada nenhuma dos aprovados. O SAAE vai ser eficiente quando não houver preferência por contratados e terceirizados de forma precária perante a lei.

  3. Muitos aprovados no último concurso do SAAE esperam por convocações.
    O que está impedindo as nomeações dos aprovados? Contrate os aprovados, Senhor Prefeito. São muitos temporários e terceirizados ocupando os cargos que, por direito, devem ser ocupados por trabalhadores concursados.

Deixe uma resposta