JUAZEIRO SAÚDE

Promatre acusa prefeitura de Juazeiro de omitir nº de internações por Covid-19

De acordo com o diretor, os boletins epidemiológicos divulgados sobre a doença entre os dias 8 e 16 de julho trazem informações discrepantes sobre a realidade do hospital. Segundo os informativos, analisados pela reportagem, a Promatre nunca chegou a ter mais de três pacientes hospitalizados em UTI neste período. No entanto, afirma Pedro, a quantidade de internados nunca ficou abaixo de sete. Números da Sesab apontam que eles nunca foram menores que cinco – a secretaria ponderou que divergências nos dados podem ocorrer por causa do horário em que a informação é recolhida junto à unidade de saúde.

Ilustração: Priscila Melo/Bahia Notícias

A título de comparação, o hospital fechou a quarta-feira (15) com oito pacientes em leitos de UTI, conforme dados repassados à Sesab pela direção do local. O boletim divulgado à imprensa pela prefeitura registrou três internados nesta condição, no mesmo dia. Nesta sexta (17), a unidade tem oito hospitalizados em UTIs Covid-19, um a menos que na quinta (16), quando a Promatre informou à Sesab ter nove internados. A prefeitura, no entanto, divulgou três no seu informativo do dia anterior.

Ainda segundo Pedro, outro fator que indica o subdimensionamento dos dados da prefeitura é que grande parte daqueles admitidos no hospital são regulados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro, administrada pelo município. Na quarta, dos oito pacientes internados, seis tinham vindo de lá. Pedro afirmou já ter pedido que a prefeitura corrija os números. “Eu fiquei preocupado com essa divergência. Apesar da credibilidade da Promatre, não quero que sejam questionados depois os nossos números”, destacou, em entrevista ao Bahia Notícias.

A Promatre tem atendido pacientes com coronavírus regulados pela rede estadual desde 6 de julho, devido a um convênio celebrado com o governo do Estado. Na unidade, estão instalados 30 leitos específicos para Covid-19 – 20 clínicos e 10 de UTI. O hospital ainda recebeu 10 respiradores doados pelo governo federal e outros 7 pelo governo estadual, para uso em pacientes com casos mais graves da doença.

Segundo boletim divulgado nesta quinta pela prefeitura, Juazeiro tem 1.666 casos confirmados de coronavírus e 45 óbitos. Atualmente, 32 pessoas estão internadas, sendo 18 em UTIs e 14 em leitos clínicos.

Veja posicionamento completo da prefeitura de Juazeiro:

“A Secretaria Municipal da Saúde em Juazeiro informa que a Promatre é um serviço privado contratualizado pelo Estado da Bahia e que tem recebido pacientes de Juazeiro e da rede PEBA, totalizando um quantitativo de 53 municípios, não sendo a unidade exclusiva para pacientes de Juazeiro.

A Sesau informa ainda que os dados do boletim divulgado diariamente pela Prefeitura de Juazeiro contabilizam somente pacientes internados de Juazeiro que tenha resultado confirmado para a Covid-19. Não são contabilizados pacientes considerados casos suspeitos em internação.  A Sesau reforça que não há omissão nenhuma sobre a divulgação de casos em internação e mais detalhes e acompanhamento pode ser realizado pelo link do portal da transparência

Deixe um comentário