JUAZEIRO POLÍTICA

Juazeiro: Sesab aponta intenso aumento no número de casos de dengue no município

Dados do Núcleo Regional de Saúde Norte-Juazeiro, entidade vinculada à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), apontou um crescimento intenso no número de casos de dengue notificados no norte do estado, de janeiro até setembro deste ano.

A Bahia conta com nove núcleos regionais de saúde, que têm a finalidade de acompanhar as atividades relacionadas à saúde.

Em Juazeiro, o núcleo apontou que foram notificados este ano 1.518 casos da doença. No mesmo período de 2019, foram 159 registros.

A Secretaria de Saúde do município possui dados que divergem dos do Núcleo Regional de Saúde, mas que também mostram um grande crescimento de casos: 312 em 2019 e 1.564 neste ano.

A pasta ainda informou que tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti, e equipes de agentes de endemia estão fazendo plantão aos fins de semana, em áreas consideradas prioridade.

Veja os dados de outros municípios da região norte

Na cidade de Curaçá, os dados do Núcleo Regional de Saúde Norte-Juazeiro apontam que foram três notificados até setembro de 2019, enquanto este ano já são 153.

Em Jaguarari, foram sete casos em 2019, e em comparação com 209 neste ano. A prefeitura informou que, entre as ações realizadas no combate ao mosquito, estão o estão tratamento de reservatórios, ações educativas e utilização de carro fumacê.

O núcleo apontou também que, em Uauá, foram notificados este 138 casos de dengue. No mesmo período de 2019, foram 10 casos. A prefeitura informou que disponibilizou um disque denúncia para as pessoas indicarem os locais onde há focos do mosquito e solicitar serviços de combate.

Em Paulo Afonso, o Núcleo Regional de Saúde Norte-Juazeiro computou 107 notificações no ano passado, e 807 neste ano. A prefeitura destacou que, em agosto percebeu uma redução nas notificações, e diz que é a queda é resultado do trabalho de combate que sendo desenvolvido no município.

Fonte: G1 – BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *