JUAZEIRO

Projeto “15 de Março” retoma atividades em Barro Vermelho

Nesse fim de semana, foram retomadas as aulas de música do Projeto Revitalização da Filarmônica 15 de março, em Barro Vermelho, Distrito de Curaçá-BA. A Escola de Música naquela localidade, que agora recebe o nome de Joacy Martins, havia parado por conta da pandemia do Coronavírus. O Projeto, financiado por sócios filhos e descendentes de Barro Vermelho, atende crianças e adolescentes em Barro Vermelho e também em Poço de Fora (Filarmônica Poço Grande) com aulas de música, concessão de instrumentos musicais e apoio logístico (transporte, espaço). Houve inicialmente, por parte da Coordenação do Projeto, um contato com os pais de alunos e tomada de medidas preventivas contra o Coronavírus, como uso de máscara obrigatório pelos envolvidos, segundo informou Zenaide Coelho, Coordenadora Geral.

O retorno dos trabalhos alegrou o Maestro Caio Bruno: “A aula foi muito dinâmica. Todos participaram; tivemos um bom número de alunos e percebi que todos estavam muito contentes com a retomada das atividades. Foi além das expectativas”, avaliou. Lanches, orientações, diálogos, marcaram essa volta das atividades. Os alunos aprovaram: “Gostei bastante que as aulas retornaram, pois a gente vai dar continuidade ao trabalho de onde paramos”, evidenciou Irla Santana, da Barro Vermelho. “Bom para a gente praticar mais, aprender e até tocar em outros lugares”, relatou Diego Oliveira, da Fazenda Santo Antônio. “A gente estava sem fazer nada nessa quarentena. E a gente estava até destreinado do instrumento, mas agora voltando vamos praticar”, completou Caciel Duarte, da Fazenda Caraíbas.

Zenaide agradeceu a todos os sócios, ao maestro, aos pais e aos alunos pela dedicação de todos aos Projeto. “Temos buscado parcerias junto à Mineração Caraíba, ao Governo Municipal para ajudar no Projeto. Há muitas dificuldades, porém a gente vai superando e focando na revitalização do sonho de cada barrovermelhense que é ver de novo a ‘15 de março’ tocando ao público. Assim como, também vamos lutando pela expansão da música na região com a Filarmônica Poço Grande, de Poço de Fora. Eu estou muito feliz e agradeço a cada uma pessoa que acreditou e acredita nesse Projeto”, concluiu a Coordenadora. As aulas acontecem sempre aos sábados nos desde 2017 (Poço de Fora desde 2018).

Os alunos interpretando a canção “trem-bala” de Ana Vilela

Deixe um comentário