JUAZEIRO SOCIAL

Voluntários retiram uma tonelada de lixo do rio São Francisco

Voluntários ajudaram a deixar o rio São Francisco mais limpo. Durante uma ação realizada no domingo (29), no trecho entre as cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, uma tonelada de lixo foi retirada das águas e das margens do Velho Chico. Cerca de 60 pessoas participaram da ação, batizada de ‘Rio Limpo’.

Monitorados por oficiais da Marinha, cada mergulhador retirava de dentro do rio a maior quantidade de lixo possível. Além de muito plástico e garrafas, os voluntários retiraram urso de pelúcia, pneus, inclusive um de caminhão, um tonel de 200 litros e diversos celulares. Os voluntários que não mergulharam, ajudaram a retirar o lixo das margens do Velho Chico.

Megulhadores tiraram vários objetos do rio São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

Megulhadores tiraram vários objetos do rio São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

Esta foi a quarta vez que o grupo realizou a ação de limpeza no rio São Francisco. Ao todo, já foram retirados mais de seis toneladas de lixo do Velho Chico. A esperança dos voluntários é que as pessoas se conscientizem para a importância de preservar um dos principais bens da região.

“Se todo mundo se conscientizar, vai acabar com esse lixo no rio, e o rio vai ficar normal como era antes, limpo e agradável”, diz Misael Maciel Junior, mergulhador e ajudante de marcenaria.

Além do lixo, outro problema enfrentado diariamente pelo Velho Chico é o esgoto. De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, 14 milhões de litros de esgotos são despejados, diariamente, no rio, sem tratamento.

“O rio é a vida da gente, né? A gente aqui em Petrolina, sem o rio, não somos nada”, alerta Misael.

Todo lixo recolhido pelos voluntários do grupo Rio Limpo foi levado para o aterro sanitário de Petrolina.

Fonte: G1/Petrolina

Deixe um comentário