BAHIA POLÍTICA

Construção de Porto terá impacto ambiental incalculável na Bahia; Governo se diz favorável

A construção do Porto Sul, na cidade de Ilhéus, continua sendo alvo de debates sobre os danos ambientais que pode causar. A revista Istoé, que fez uma matéria sobre o tema, cita que o objetivo do projeto é incentivar a exploração de minérios através da rota naval e também ferroviária.

A obra, que será de autoria de uma empresa ligada a um grupo do Cazaquistão, pode ter impactos irreversíveis ao meio ambiente, como afirmou o ambientalista Rui Rocha, para a revista.

“A exploração é um mau negócio para o estado da Bahia, para os municípios, para a população e, principalmente, ao meio ambiente. Só ganha a empresa que investe na exploração. Se prosperar o projeto, os impactos ambientais são irreversíveis”, afirmou. O ambientalista também estima que o desmatamento da rota da ferrovia pode destruir 500 hectares da Mata Atlântica, comprometendo a existência de cerca de 1.500 espécies de plantas que só existem na região.

A revista também procurou o Governo do Estado que, por meio de nota, afirmou ser favorável ao projeto, alegando que atende aos critérios de desenvolvimento e descentralização de renda.

Fonte: Politica ao Vivo

Deixe um comentário