BRASIL POLÍTICA

Eleição para presidente da Câmara Federal acontece hoje (1º)

As eleições para a presidência da Câmara acontecem nesta segunda-feira (1º) e, até agora, o cenário ainda é indefinido. Nessa reta final de campanha, as duas principais candidaturas – de Arthur Lira (PP-AL) e de Baleia Rossi (MDB-SP) – estão mais preocupadas em evitar dissidências e traições. Publicamente não admitem, mas ambos trabalham com um cenário de disputa palmo a palmo em dois turnos e vitória final apenas no segundo turno, embora Lira tenha crescido na última semana.

Lira é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e aposta em uma campanha crítica à atuação do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Meu principal compromisso é este: livrar a Câmara do personalismo e devolvê-la a cada parlamentar, que será ouvido, terá sua opinião levada em conta e terá espaço para debater”, disse em um vídeo de campanha.

Baleia Rossi é o candidato apoiado por Maia. Ele acusa o Planalto de jogar pesado na distribuição de cargos e benesses em troca de votos para Lira. E aposta em uma campanha anti-Bolsonaro, capaz de assegurar a permanência dos partidos de esquerda a seu lado. Uma das bandeiras de campanha do emedebista é a de que não irá ignorar os pedidos de impeachment que estão na gaveta da Câmara. “Eu tenho um compromisso com a Constituição. Como presidente da Câmara dos Deputados, nosso compromisso é fazer a análise de todos os pedidos, dentro do que diz a lei”, disse Baleia.

Para vencer no primeiro turno o candidato terá que obter 257 votos. Expectativa é de que terá 2º turno.

Com informações de UOL

Deixe um comentário