ECONOMIA

Cerveja desenvolvida no IF Sertão-PE é registrada e lança no mercado uma receita com mel silvestre da região

Lançada no mercado uma receita de cerveja com mel silvestre da região comercialmente como “Royal Honey Beer” pela cervejaria PROA, que registrou o produto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a empresa Rei do Mel, a cerveja contém em sua fórmula o mel do sertão e foi desenvolvida pelo coordenador do Laboratório de Bebidas do campus Petrolina, Marcos dos Santos Lima.

O mel orgânico silvestre já é produzido no sertão pernambucano e baiano, e exportado para a Europa pela empresa Rei do Mel, sediada em Remanso (BA).

A cerveja, de estilo American IPA, foi desenvolvida e testada no Laboratório de Bebidas e envolveu estudantes do curso de Tecnologia de Alimentos”, explicou o professor Marcos.

De acordo com o proprietário da empresa de mel Carlos Pires, a inserção do mel sertanejo na produção da cerveja artesanal é um estímulo aos pequenos produtores da região ante a queda da venda do produto no mercado internacional.

Além de Alimentos, há ainda o envolvimento de estudantes e professores das áreas de Computação, Química, Física e Eletrotécnica no projeto de otimização e automação de processos da indústria cervejeira na Economia 4.0. A perspectiva é que novas fórmulas de cerveja sejam testadas, com a finalidade de fortalecer a formação acadêmica dos estudantes e auxiliar as empresas interessadas em adquirir as tecnologias desenvolvidas.

Da Redação com informações da ASCOM IF SERTÃO.

Deixe um comentário