O risco de mortalidade pela Covid-19 entre pessoas com mais de 60 anos é maior na região Norte e litoral do Nordeste do país, identificou uma pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp). Os cientistas sinalizam que nessas regiões é onde, paralelamente, existe mais risco de infecção entre os mais jovens. As informações são do Bahia Notícias.
Um dos pesquisadores, Everton Emanuel Campos de Lima explica que o que se esperaria era um maior risco nas regiões Sul e no Sudeste, já que por lá a população é mais idosa. “Porém a gente notou que o Norte e o Nordeste, em alguns pontos, tinham áreas com altíssimo risco de mortalidade, mesmo sendo áreas com populações mais jovens”, afirmou.
Segundo os dados coletados pela pesquisa, mesmo antes da pandemia, as regiões Norte e Nordeste apresentavam riscos gerais de mortalidade maiores em comparação com o restante do país, bem como uma infraestrutura precária de saúde. A reportagem ainda ressalta que também existe um alto registro de histórico de mortalidade por doenças cardiovasculares, o que pode aumentar as possibilidades de agravamento da doença.
Outro ponto do estudo analisou os riscos de infecção. A matéria traz que os pesquisadores identificaram um predomínio de casos positivos da doença entre os mais jovens. A faixa etária mais atingida é entre 20 e 39 anos nas regiões Norte e Nordeste do país.
De acordo com os pesquisadores, esse fato aliado às dificuldades socioeconômicas, poderia explicar a alta taxa de mortalidade nas regiões.