BAHIA

Lockdown: decreto estadual determina fechamento total de serviços não essenciais e circulação de pessoas neste fim de semana

A prefeitura de Juazeiro deve seguir a determinação do estado

Em coletiva de imprensa junto com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) e outros prefeitos da Região Metropolitana de Salvador – RMS, na manhã desta quinta-feira, 25, o Governador Rui Costa (PT) decretou lockdown – fechamento total das atividades para assegurar isolamento social. A circulação de pessoas fica permitida apenas para a compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.

A restrição valerá a partir das 20h de sexta-feira (26), até as 5h de segunda-feira (1 de março), para conter o avanço da Covid-19. Nesta quinta, Salvador já tem 84% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. No geral, o percentual de ocupação geral dos leitos (UTI, clínicos, adultos e pediátricos) é de 83%.

Municípios

Em Juazeiro, o governo municipal já tinha aderido e adiantado em 2 horas, na semana passada, as medidas restritivas decretadas pelo governo estadual. Equipes das forças de segurança e fiscalização do município estavam atuando diariamente na orientação e manutenção das medidas adotadas pela Prefeitura de Juazeiro.

Com relação ao decreto de lockdown total, a tendência é que o município siga o Estado e os municípios da RMS estadual neste fim de semana. Aguardamos apenas a confirmação da Secretaria Municipal de Saúde.

Iana Lima Jornalista