PETROLINA

Petrolina/PE e Juazeiro/BA vão integrar consórcio de municípios para compra de vacinas contra covid-19

Prefeitos de mais de 300 municípios do Brasil participaram de uma reunião virtual, nesta segunda-feira (1⁰), para formalizar a criação de um consórcio para aquisição de vacinas contra a covid-19. Petrolina/PE e Juazeiro/BA, cidades vizinhas vão integrar o grupo formado por cidades com população acima de 80 mil moradores.

O consórcio é liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Desde semana passada, a entidade vem articulando os municípios e negociando com laboratórios para acertar a compra de doses para acelerar a imunização nas cinco regiões do Brasil.

O prefeito Miguel Coelho (MDB) que é um dos vice-presidentes da FNP, e a Prefeita Suzana Ramos, (PSDB) participaram da reunião de formalização do consórcio. Para aderir ao consórcio, é preciso que os poderes executivos  elabore uma lei e envie para votação na Câmara Municipal.

De acordo com Miguel Coelho a criação desse bloco de lideranças terá papel estratégico no plano de imunização das cidades-polo do Brasil. “Estamos muito esperançosos. Ao mesmo tempo que seguiremos com a vacinação com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, criaremos esse consórcio para compra direta para os municípios que possuem maiores concentrações populacionais e são fundamentais para a rede de saúde. Dessa forma, teremos mais vacinas disponíveis e poderemos agilizar a imunização nas regiões onde há mais circulação do vírus”, explicou o gestor.

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos destacou que a imunização é a maneira mais efetiva de conter a pandemia. “Por isso, estamos buscando alianças e possibilidades para garantir doses suficientes da vacina contra a Covid-19 para imunizar toda a nossa gente. Não vamos medir esforços na tentativa de buscar recursos e insumos para que isso seja feito de maneira coordenada e efetiva, de acordo com as exigências do governo federal e das autoridades de saúde. A imunização representa a possibilidade de retomar as atividades de uma forma mais segura”, afirmou.

Com informações da ASCOM PMJ e Assessoria de Comunicação do Prefeito Miguel Coelho (Foto: Jonas Santos)