JUAZEIRO PETROLINA

FAKE NEWS: Miguel Coelho não contratou 10 leitos de UTI na Promatre para atender só Petrolina. Na verdade é pra atender a REDE PEBA

Está circulando nos grupos de whatsapp mais um fake News contra a prefeita de Juazeiro, trata-se de um card com a foto de Miguel Coelho e  a seguinte frase: “A prefeitura de Petrolina contratou 10 leitos de UTI na Promatre! Enquanto isso, Suzana retirou serviços do hospital que fica em juazeiro e deixa nosso povo sem atendimento”.

Visando verificar a autenticidade da postagem, a nossa equipe entrou em contacto com o assessor de Comunicação do prefeito de Petrolina, o jornalista Júnior Vilela, disse que na verdade, a prefeitura de Petrolina negociou em parceria com o governo do estado de Pernambuco,  10 leitos de UTI no hospital Promatre, mas estes farão parte do atendimento da REDE PEBA, que envolve toda a região, incluindo Juazeiro.

Confira a Nota da Ascom do prefeito Miguel Coelho:

“A Prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado fizeram uma parceria para a abertura de 10 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19 em estágio avançado. O anúncio das vagas foi realizado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta terça (09). Com as unidades contratadas, Petrolina passa a ter 54 vagas na UTI da covid-19.

Os leitos serão abertos, nesta quarta (10), após negociação direta do prefeito Miguel Coelho com a direção do Hospital Promatre de Juazeiro. A Prefeitura entrará com a infraestrutura de equipamentos como monitores e respiradores. Já o Governo do Estado custeará as demais despesas.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, nas próximas semanas, ainda devem ser abertas mais 10 vagas de UTI pelo Governo de Pernambuco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A Prefeitura de Petrolina ainda trabalha com a possibilidade de abrir mais leitos no hospital municipal de campanha, no Centro Monte Carmelo. “Todos os municípios e governos estão fazendo um esforço enorme para abrir novas UTI. Faltam profissionais para fechar as equipes, e por conta do colapso em vários estados, existe uma busca intensa por equipamentos. Por isso, tem sido tão difícil ampliar a rede. É importante lembrar ainda que o número de internações é crescente, então, em pouco tempo, essas vagas devem ser preenchidas. Para evitar o colapso, é preciso união de todos os entes da Federação, dos segmentos econômicos e da população. Nosso povo é forte e tenho confiança que vamos superar esse momento com todos unidos”, afirmou o prefeito.

Petrolina, de acordo com o último boletim epidemiológico, estava com 95% de ocupação dos leitos de UTI. Nesta segunda (08), a cidade sertaneja teve pela primeira vez cinco mortes por covid-19 confirmadas num único dia. Apesar de atravessar o momento mais difícil da pandemia, Petrolina ainda é o município com menor mortalidade por coronavírus entre as grandes cidades do Nordeste.”

No ano passado a Câmara de Vereadores de Juazeiro, aprovou a Lei 2.929/2020 para combater as ‘fake news’.  Lei foi publicada no Diário Oficial do Município, em 12 de junho de 2020, dispõe sobre “a aplicação de sanções a pessoas físicas ou jurídicas que dolorosamente, valendo-se da internet redes sociais e outros meios de divulgar informação ou notícia falsa, que possa desvirtuar a verdade sobre a saúde epidemias, endemias ou pandemias que afetam o interesse público relevante no âmbito do Município de Juazeiro, Estado da Bahia”.

Fonte de informações: BTM