JUAZEIRO SOCIAL

Escritora juazeirense Maria Gomes faz combinação de mistério, suspense e romance no seu livro de estreia

Num país onde o hábito da leitura não é exatamente o forte dos brasileiros, uma jovem juazeirense de 20 anos de idade vai – felizmente – na contramão dessa realidade. Apaixonada pela arte literária, Maria Gomes começou a se dedicar como escritora mais cedo ainda: tinha apenas 12 anos.

De lá para cá já foram seis livros, mas a primeira publicação oficial só veio agora com ‘Reino de Pesadelos’, lançado recentemente pela editora portuguesa Chiado Books. A história, dividida em uma série de 5, narra a fantasia de uma perfeita combinação entre mistério, suspense e romance.

Em entrevista ao Blog, ela conta já ter escrito seis livros, mas esse foi o primeiro que se sentiu empolgada para publicar. O personagem central de ‘Reino dos Pesadelos’ gira em torno de Eve, que passará por vários momentos de prender a respiração do leitor. “A partir do momento que ela vai desvendando coisas, o leitor vai descobrindo junto com ela”, explica.

Maria chegou a fazer uma pesquisa sobre editoras especializadas no gênero do seu livro (fantasia). Chegou a enviar seus manuscrito para 9 delas. Dessas, quatro editoras responderam, enviando propostas de publicação. Em reunião com os pais, ela achou que a melhor opção foi a Chiado Books. Isso, no entanto, não é uma garantia que as demais história da série sairão pela mesma editora. “Como estou terminando o segundo livro, vou entrar em contato com a minha editora pra gente conversar e negociar a respeito disso”, frisou.

Futuro

Destinada a cursar Relações Internacionais, Maria divide seu tempo de escritora com o de estudante. ‘Reino dos Pesadelos’, por exemplo, foi escrito em três semanas, e foi até uma forma que encontrou para se concentrar nos estudos. Embora não tenha horário fixo para se dedicar a sua arte, Maria pode ficar até seis ou sete horas escrevendo. Mas o processo de edição, segundo ela, é a parte mais complicada. “Eu tive que reler umas cinco vezes o primeiro livro durante a etapa de publicação, e às vezes eles (personagens) nem concordam com o que eu quero colocar, aí eu tenho de mudar a parte da história”, explicou.

Quem se interessar em adquirir um exemplar de ‘Reino dos Pesadelos’, basta entrar em contato com a jovem escritora pelo Instagram @mariaergomes ou e-mail [email protected].

Fonte de informações: Blog Carlos Britto