ECONOMIA

Consumidores da COELBA e CELPE devem procurar concessionárias para confirmar a suspensão do corte da energia até 30 de junho

Aneel suspendeu corte de energia por inadimplência de consumidores de baixa renda e inseridos no cadastro da tarifa social

Foi anunciada na última sexta-feira, 26, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a suspensão do corte de energia dos consumidores de baixa renda, por inadimplência, em todo o Brasil. A medida vale até 30 de junho, para os consumidores da tarifa social de energia elétrica, contemplando aproximadamente 12 milhões de famílias.

A decisão de hoje da Aneel não isenta esses consumidores do pagamento pelo serviço de energia elétrica, mas tem como objetivo garantir a continuidade do fornecimento àqueles que, neste momento de pandemia, não tem condições de pagar a sua conta.

Segundo a Aneel, também está vedado o corte de energia de unidades consumidoras com equipamentos vitais à preservação da vida e dependentes de energia elétrica, além de unidades de saúde, a exemplo de hospitais e centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas.

O Blog Opará entrou em contato com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA, que afirmou “A Coelba, enquanto empresa regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cumpre as determinações do órgão regulador. No entanto, a concessionária reforça que a suspensão do corte para os clientes de baixa renda até do dia 30 de junho não representa isenção do pagamento do consumo. Após o período definido pela Aneel, as ações retornam ao normal. A Coelba orienta que os clientes evitem o acúmulo de contas de energia, ressaltando que caso não honrem seus compromissos financeiros estarão sujeitos a incidência de juros e multa por atraso, além de ações administrativas de cobrança”.

CELPE

Já a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) convocou os pernambucanos que dependem do home care a realizarem recadastramento. “Os clientes devem comprovar a necessidade à concessionária de energia elétrica para que tenham um tratamento diferenciado, principalmente da equipe do Centro de Operações Integradas, que controlam todo o fornecimento de energia em Pernambuco. Da mesma forma que hospitais e unidades de saúde, os clientes que utilizam aparelhos médicos ligados na energia elétrica têm prioridade no atendimento das equipes de prontidão. Quando, por exemplo, ocorre a interrupção no fornecimento de energia, as residências que possuem clientes que dependem desses equipamentos têm o restabelecimento priorizado”. (Imagem ilustrativa)

Iana Lima Jornalista.