SOCIAL

Movimentos Negros de Juazeiro divulgam carta aberta contra publicidade da prefeitura “Não queremos campanhas racistas. Queremos respeito!”

Uma carta divulgada nesta segunda-feira, 29, pelos Movimentos Negros de Juazeiro exige a retirada da campanha publicitária lançada pela Prefeitura de Juazeiro “com uma campanha de combate a pandemia por Coronavírus usando personagens negros (as), em destaque uma manequim negra, como exemplo de pessoa ‘irresponsável’, por não respeitar os protocolos de isolamento social e, consequentemente, responsável pela proliferação do Covid 19”.

De acordo com o documento, a população negra em Juazeiro corresponde a 73% e na peça publicitária, o perfil que dissemina o vírus e aglomera é representada justamente por essa parcela da população. A carta destacou, “É preciso refletir sobre a armadilha semiótica dessa propaganda. A grande mídia e o poder público não questionam, por exemplo, o fato de que as pessoas que se aglomeram em transporte público – porque são obrigadas a trabalhar ou buscar o sustento – são negras”.

A carta ainda afirma que “as expressões ‘irresponsável’, ‘erro’ e ‘culpa’ deveriam ser dispensadas ao Executivo Federal que, em um ano de pandemia, já está no seu quarto ministro de Saúde e, entre vários erros, permitiu que o número de óbitos ultrapassasse as 300 mil pessoas”.

No final, o manifesto solicita a retirada da peça publicitária idealizada pela agência responsável pela criação da campanha. “A melhor maneira do atual Governo Municipal se redimir dessa demonstração explicita de racismo é retirando essa campanha de circulação e pedindo desculpas, publicamente, ao povo negro, substituindo-a por peças publicitárias realmente educativas e que efetivamente promovam uma diversidade real e respeitosa”.

Confira o documento na íntegra e as entidades que assinaram o manifesto: Carta Aberta Movimentos Negros de Juazeiro.

Iana Lima Jornalista. (Foto reprodução)